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Análise SWOT: como usar na sua franquia

Análise SWOT: como usar na sua franquia

Uma análise SWOT é uma estrutura de planejamento estratégico em que todos os franqueadores devem se envolver como parte dos processos do sistema de franquia. 

SWOT significa:
Forças (Strengths),
Fraquezas (Weaknesses),
Oportunidades (Opportunities) e
Ameaças (Threats).

A avaliação dos Pontos Fortes e Fracos refere-se a aspectos internos do negócio. Enquanto isso, Oportunidades e Ameaças são aspectos externos que podem impactar na empresa ou em seu mercado.

Análise SWOT para franquias
Análise SWOT para franquias

Um SWOT completo deve ser mais do que uma simples lista ou brainstorm de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. 

Sugerimos que existam áreas estruturadas de pesquisa dentro de cada setor. Também é importante que haja uma avaliação alinhada das implicações. Assim, aconselhamos o seguinte:

  1. Pontos fortes têm ações correspondentes para fortalecer / capitalizar
  2. Fraquezas estão associadas a ações para mitigá-las
  3. As oportunidades têm ações correspondentes a serem exploradas, e
  4. Ameaças com ações para melhorar ou identificar formas de contorná-las

Como fazer Análise SWOT de uma franquia

Na análise SWOT do negócio de franquia, estudaremos como você pode aproveitar as oportunidades e evitar ameaças, concentrando-se nos pontos fortes do negócio de franquia.

Aqui está a análise SWOT do modelo de negócios de franquia;

1. Forças

Marca Reconhecida

A marca reconhecida é um ativo valioso para qualquer negócio e empresa. Ela vende a maioria de seus produtos e serviços com base em sua marca e reputação. 

O franqueador também segue o conceito de utilizar sua marca e expandir seus negócios. O franqueado é uma pessoa nova no mercado e associar-se à grande marca aumenta muito o sucesso do negócio.

Portfólio de produtos e de clientes

O mais importante em um negócio de franquia é a carteira de clientes integrados. Você conta com muito mais facilidade em encontrar e direcionar seus clientes. 

Os franqueadores geralmente têm feito muita publicidade e marketing de seus produtos e serviços. A experiência do franqueador no setor criou uma carteira de clientes fiéis com o tempo.

Quando você se associa a uma marca reconhecida, uma infinidade de clientes leais virá até você automaticamente por causa da afiliação à marca.

Processo de implementação simples

Sempre que você abre um negócio, coisas inesperadas acontecem e exigem que você crie algo novo. Não importa se é uma cafeteria, empresa de tecnologia, software house ou fábrica, os problemas estão para acontecer.

Mas a coisa boa sobre o negócio de franquia é que a marca-mãe fornece a você todo o layout inicial do negócio. Você aprende como dar os primeiros passos e quando as coisas acontecem. 

É assim que você reduz as despesas iniciais sem fazer nenhum experimento. Você não perde seu tempo com detalhes estranhos. A marca-mãe dá a você tudo pré-planejado.

Poucas chances de falha

O investimento se torna muito mais certeiro quando é feito em um negócio que já deu certo. Redes de franquias são opções muito vantajosas para empreendedores dos mais variados perfis, pois abrangem todos os segmentos de mercado.

2. Fraquezas

Alto custo inicial e contínuo

Quando você deseja ingressar e comprar uma grande franquia, precisa fazer um alto pagamento inicial para obter a licença e os direitos para fazer o negócio.

O objetivo de definir custos iniciais pesados ​​é ter a ideia de como os franqueados estão investindo nos negócios e nos objetivos da marca.

Junto com o alto custo inicial, há também um custo contínuo que você deve incorrer anualmente. 

Inclui muitas coisas como o custo de publicidade e marketing que a marca-mãe faz, uma taxa de comissão pré-decidida sobre o lucro, aluguel e seguro, e muitos outros custos variáveis ​​que diversificam de empresa para empresa.

A diretrizes do franqueador

É essencial seguir as diretrizes ditadas por um sistema de franquia para realizar os negócios com lucro e garantir bons ganhos.

Alguns aspectos serão mais flexíveis e outros mais restritivos, de acordo com as diretrizes do franqueador. No entanto, este é um contrato entre duas partes e deve ser tratado como tal, levando em consideração quaisquer restrições e cláusulas.

Compliance

Uma das coisas mais importantes é que você não pode administrar o negócio de franquia de forma independente, de acordo com suas próprias regras e desejos. 

Você deve permanecer dentro do domínio da franquia-mãe. Algumas marcas de franquia dão um pouco de controle e independência aos franqueados, mas isso varia de marca para marca.

3. Oportunidades

Explorar novos mercados

Saber como escolher o local para abrir uma franquia é um dos primeiros passos para se ter sucesso neste negócio que vem atraindo cada vez mais empreendedores.

A escolha do ponto comercial é muito importante para o sucesso do negócio. Na maioria das vezes, o franqueador possui estudos detalhados sobre o ponto ideal para a sua atividade. 

É importante ter informações sobre as pessoas que vivem e frequentam a região. 

  • Qual é a idade, a renda e o potencial de consumo delas?
  • Tais características são compatíveis com o seu negócio? 
  • Concorrentes na mesma área

Esses e diversos outros fatores devem ser analisados na busca pelo imóvel perfeito.

Seja seu chefe

Se você é um empreendedor e quer ser seu próprio chefe, a franquia o ajuda a atingir seu objetivo. 

Os franqueadores geralmente oferecem controle e independência suficientes sobre a rotina dos negócios, para que você possa contratar outras pessoas para fazer o trabalho de acordo com os regulamentos da franquia-mãe. 

Enquanto as pessoas estão trabalhando para você de acordo com os regulamentos da franquia, você apenas tem que gerenciar tudo. 

É assim que você pode manter sua independência e autoridade em seu negócio de franquia.

Ameaças 

Modelos de negócios mais novos

Se você tem algum outro modelo de negócio em mente que deseja adaptar e aplicar em sua franquia, você não pode aplicá-lo; o contrato não permitirá que você faça isso.

Se você fizer isso, estará violando o direito de propriedade intelectual.

Posicionamento ruim da marca no mercado

Uma das maiores ameaças na abertura de uma franquia é o posicionamento ruim da franqueadora ou uma marca queimada no mercado.

A percepção ruim de produtos e serviços por parte dos clientes é uma das maiores ameaças e uma grande chance de problemas futuros.

Franquias concorrentes e o crescimento consistente

Estude o mercado, casos de sucesso de seus concorrentes poderão ser praticados por você.

No caso de franquias, os franqueados são considerados tanto aliados, como concorrentes – o franqueador já tem um estudo pronto de casos de sucesso e de fracasso de seus franqueados, facilitando bastante a direção a ser tomada.

Conclusão 

Após um estudo aprofundado da análise SWOT de negócios de franquia, percebemos que a franquia é um investimento seguro e protegido, com menos autonomia. 

Se você adora seguir as regras e regulamentos e a posição no mercado é incerta, comprar uma franquia de sucesso e associar seu negócio a ela aumenta a sua possibilidade de sucesso.

Aqui na 2Share existe o modelo de Consultor Digital. Não é um modelo de franquia: é um modelo mais simples, com menos burocracias e muito mais retorno financeiro. É um modelo que te dá liberdade e autonomia para empreender de qualquer lugar do Brasil.

Aproveitar uma marca já existente e criar o seu negócio é certamente uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira empreendedora com sucesso, criando novas oportunidades e empregos.

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