Blog 2Share

Casa de Férias: Tudo o que você precisa saber

casa de férias na planta, com chaves

Possuir uma casa de férias é um desejo que faz sentido, pois você e sua família não precisarão se preocupar com hotel, além de possuírem um cantinho que combina com vocês.

Afinal, por que não aproveitar as férias viajando para um lugar especial?

A melhor maneira é provavelmente passar um tempo perto da água, de um parque de diversões ou até mesmo do clima das montanhas. 

Independente do seu destino preferido, nos dias de hoje, é comum que as famílias tenham uma segunda casa. Ou seja, que realmente possuam uma propriedade exclusivamente para passar as férias.

Nesse artigo, vamos explicar mais sobre o que é uma casa de férias, as principais vantagens e desvantagens e outras opções semelhantes que você poderá explorar para ter o seu refúgio.

O que devo observar antes de escolher a localização da minha casa de férias?

Quando você está pensando onde comprar uma casa de férias, uma das coisas que você deve levar em consideração é o tempo de férias disponível da sua família.

Por exemplo, você geralmente tira férias e faz viagens regularmente? Ou isso só é possível apenas de vez em quando?

Isso influencia na hora de decidir se seria melhor comprar perto de onde vocês já moram ou mais longe do ambiente da vida cotidiana.

Aqui estão alguns critérios que você precisa levar em consideração ao decidir sobre sua futura casa: 

  • Se o local é tranquilo ou não;
  • Com que frequência as pessoas visitam; 
  • Que tipos de atividades acontecem por lá. 

Isso porque caso você e sua família desejarem ter uma renda extra com o imóvel, o colocando para alugar, esses pontos serão de grande impacto!

Quais são os melhores lugares para uma casa de férias?

Existem vários locais incríveis que poderão ser destinos de férias fixos para você e sua família. Abaixo, separamos alguns para você.

Casas de férias no Brasil

01) Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão não é apenas um belo lugar para visitar durante o inverno.

Apesar de o local ser conhecido como “Suíça brasileira”, oferece muitas atividades ao ar livre nos dias quentes como arborismo, mountain bike e trilhas.

02) Diamantina (MG)

Se você está procurando por um lugar seguro para fugir da agitação, Diamantina pode ser exatamente o que seu coração deseja.

Com estruturas coloniais, bem como uma arquitetura barroca, essa pequena cidade é o paraíso na terra. E claro, para quem quiser, há muita aventura na Serra do Espinhaço.

03) Florianópolis (SC)

É um paraíso para aqueles que amam o esporte e a natureza.

As fortes ondas da Praia do Mole, os voos de asa delta com vistas sensacionais, incluindo cidades pitorescas ao longo da costa, fazem desta ilha uma que não será esquecida pelos visitantes que vêm aqui em busca de aventura!

04) Ipojuca (PE)

É uma linda cidade com a, mundialmente famosa, praia de Porto de Galinhas, atraindo pessoas do mundo inteiro.

Uma excelente oportunidade para aqueles que gostam de estar próximos à região litorânea.

05) João Pessoa (PB)

É uma cidade pitoresca do Nordeste brasileiro.

A capital da Paraíba tem sido o lar de algumas impressionantes estruturas barrocas de séculos atrás e belas praias quase desertas no litoral sul.

06) Morretes (PR)

Para aqueles que procuram fugir da rotina, Morreres é a escolha perfeita.

Com seu charme rústico e beleza serena, esta cidade oferece tudo que um explorador poderia pedir: trilhas naturais que levam a cantos inexplorados, onde você pode apreciar vistas maravilhosas, como os passeios pelo Pico do Marumbi e pelo Rio Nhundiaquara.

07) Olímpia (São Paulo)

Pode ser um destino turístico popular, mas é fácil perceber porque a cidade mantém a calma do campo.

É uma ótima opção para quem procura escapar da loucura metropolitana e desfrutar de um pouco de paz neste belo lugar com clima interiorano.

Dicas para alugar uma casa de férias

Mesmo que você não queira, por enquanto, ter o seu próprio espaço, alugar ainda é uma opção.

Afinal, depois de meses com vários eventos inesperados como pandemias, trabalho em casa (junto com as crianças estudando também em casa), há uma coisa que continua sendo uma prioridade: relaxar.

O tempo para diversão familiar nunca foi tão importante para garantir que todos relaxem pelo menos uma vez por semana!

Se você está procurando por um lugar seguro e confortável para ficar nas suas próximas férias, considere pensar bem antes de alugar a sua casa. 

Vamos falar também sobre algumas dicas para você prestar a atenção:

Eletrodomésticos

Inspecione os eletrodomésticos cuidadosamente – certifique-se de que eles funcionem corretamente antes de entrar no imóvel, bem como de sua limpeza (algumas pessoas podem esquecer itens não utilizados);

Segurança

Descubra os recursos de segurança, tais como códigos-chave ou alarmes e, em seguida, anote os detalhes antes de entrar na casa.

Comentários e Avaliações

Se você está procurando alugar uma casa de férias online, é importante que você leia as opiniões de outros hóspedes. 

Alguns itens de revisão da propriedade podem nos dizer mais sobre a experiência de ficar no imóvel em questão.

Procure comentários que falem como é a segurança no geral e se eles se divertiram enquanto estiveram na hospedagem.

Os hóspedes que já permaneceram em uma acomodação antes, provavelmente deixaram  algumas informações sobre a localização ou comodidades oferecidas, que podem ser úteis, dependendo de quais são os nossos planos quando estivermos no local de destino.

Faça Perguntas

Existe também a opção de você alugar do próprio proprietário.

Nesse caso, certifique-se de checar o imóvel antes de fechar um acordo e não esqueça de fazer perguntas sobre tudo que precisar.

Peça referências de locatários anteriores, bem como fotografias ou vídeos que mostrarão como é seguro, na opinião dele, antes de alugar sua casa de férias.

Escolhi o melhor lugar para minha casa de férias, e agora?

Uma vez que você tenha escolhido o melhor destino para sua casa de férias, é importante estar ciente do que está acontecendo nas proximidades.

Uma outra boa ideia é descobrir se existem estabelecimentos comerciais essenciais (como farmácias e hospitais) nas proximidades ou perto de sua casa de férias antes de tomar qualquer decisão sobre qual bairro melhor lhe convém! 

Você também deve levar em conta as opções de transporte público; desta forma, se você tiver problemas para se locomover a pé, talvez um outro deslocamento não represente muito problema.

Que tipo de casa de férias devo adquirir?

A compra de uma casa de férias nem sempre é um empreendimento acessível ou que valha a pena. Embora existam muitas propriedades que atendem às necessidades de sua família, elas podem ser caras para comprar e manter.

Além disso, com despesas mensais como eventuais obras ou reformas, podem se tornar investimentos caros ao longo do tempo. 

Por isso, uma pessoa deve primeiro considerar quanto dinheiro ela tem disponível antes de determinar se a compra de um imóvel acabaria valendo a pena a longo prazo.

Intercâmbio de casa de férias vale a pena?

Caso você já tenha uma casa de férias, existe também a possibilidade de realizar o intercâmbio de casa de férias.

Se você está procurando trocar de casa com alguém para suas férias, existem vários sites especializados que podem ajudar.

Você cria seu perfil em um desses sites especializados e entra em contato com as partes interessadas através de mensagens de texto.

Depois de concordar com todos os detalhes, ambas as partes concordam em respeitar os pré-requisitos e o conjunto de regras para que a troca ocorra sem problemas.

Há ainda a possibilidade de “trocar de casas de férias” com algum imóvel do exterior.

Lembrando que a casa continua sua, mas somente por aquele período de uso você terá a chance de conhecer outros lugares.

Economizar com as casas de férias

Alugar um quarto de hotel ou casa quando você está de férias pode ser caro e demorado. Não faria mais sentido oferecer sua casa como o local de estadia para os viajantes? 

Você poderia economizar dinheiro alugando espaço em outra parte da sua que precise de atenção, sem custo adicional!

Além disso, diferente de hotéis, elas não terão nenhuma conta vinda desses hóspedes; em vez disso, todos os pagamentos são unidos em uma única transação onde ambas as partes estão se beneficiando.

Segurança no intercâmbio de casa de férias

O processo de troca de casa de férias com um estranho pode ser arriscado, e na maioria dos casos é importante tomar cuidado. 

Isso porque as residências podem não só diferir por país ou continente, mas também por outras razões como diferentes estilos de casas, que podem causar uma série de desconfortos.

A troca de casas sempre precisa de algumas medidas de precaução tomadas quando você está prestes a fazer tal troca; caso contrário, pode surgir ressentimento de qualquer uma das partes em relação a como as coisas foram feitas.

As plataformas que intermediam o intercâmbio de casas de férias têm ferramentas para verificar o número de telefone de uma pessoa, endereço e identificar a veracidade de várias outras informações pessoais.

E claro, têm equipes locais de suporte que são capazes de responder a quaisquer perguntas ou problemas.

Além disso, os perfis de casa de férias nesses sites são geralmente bastante detalhados com muitas fotos e informações.

Isso os torna perfeitos para aqueles que querem ter uma ideia antes de ir lá fora procurar!

Principais prós e contras de uma casa de férias

Abaixo, vamos colocar as principais vantagens e desvantagens em adquirir uma casa de férias.

Vantagens em comprar uma casa de férias

O primeiro fator favorável é a expansão dos bens. A garantia para o seu futuro e o de seus herdeiros pode ser uma casa de férias.

Ela sempre oferecerá acomodação quando você viajar para o destino em que você já possui a sua propriedade.

Possuir sua própria casa é mais prático do que alugar porque você pode usá-la quando quiser e não apenas quando chega a temporada de férias.

Isso significa que você pode deixar também todos os brinquedos das crianças e outros itens que você usa apenas nos dias de folga na sua casa de férias.

Desvantagens em comprar uma casa de férias

Além do aumento das despesas, você também precisará de um zelador se a sua propriedade não estiver em uso. 

Existem também os custos de manutenção que podem se multiplicar por dois.

Alugar para outros exigirá critérios rigorosos na seleção dos inquilinos, para que você evite ao máximo contrair ainda mais custos de manutenção ao invés de lucrar. 

Você só visitará a propriedade uma ou duas vezes por ano e estará fora da cidade quando a maioria dos inquilinos em potencial passar por lá para inspeções.

Além disso, os aluguéis são mais lucrativos durante a alta temporada, mas também significa que você e sua família vão querer ficar lá justamente nesse período, o que também pode afetar o seu ganho.

Hotel ou Casa de Férias?

Alugar um espaço, como o de hotel, pode ser a saída para quem não tem uma casa de férias e gosta de ficar livre para escolher o destino que quiser.

Por outro lado, uma casa de férias é ideal para quem ama estar em família e quer um espaço apenas seu.

Todas as duas opções possuem seus prós e contras, como já falamos anteriormente. O que você deve fazer é avaliar bastante qual dessas opções é a ideal para você e sua família.

E se você nunca mais pagasse por hospedagem de hotel?

E se fosse possível ter a casa de férias dos seus sonhos, fazendo menos investimentos?

Muitas pessoas encontram na multipropriedade a solução, uma vez que já sabem quanto tempo ou dinheiro serão necessários de antemão.

As multipropriedades são uma modalidade muito conhecida nos Estados Unidos e Europa e que vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento no Brasil devido ao seu custo-benefício.

Existe também a possibilidade de você ter a sua própria casa de férias, com uma mega estrutura que você dificilmente conseguiria construir sozinho e por um preço acessível. 

Imagine que você contará com a ajuda de pessoas que cuidarão da sua casa de férias para você, administrando eventuais reparos ou até mesmo aluguéis de terceiros. Tudo documentado e com total segurança para você.

E claro, você não precisará investir na aquisição de mobílias e nem mesmo com limpeza: assim que você e sua família chegarem, vocês poderão desfrutar de tudo sem preocupações.

Basicamente, você terá um “pedaço” de um hotel ou resort de alto luxo, como o Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza, Ilha do Sol ou Golden Tulip Canela

Você poderá usar a sua multipropriedade conforme o período do ano. E caso não use, poderá alugar ou trocar por qualquer outro hotel ao redor do mundo, usando o sistema de intercâmbio de férias da RCI Viagens

Esse intercâmbio de férias da RCI é um sistema parecido com o de intercâmbio de casas de férias, só que com muito mais segurança. Tudo fica por conta da RCI, empresa que atua desde 1974 no mercado de férias.

Que tal garantir a sua casa de férias para sempre? Nós da 2Share comercializamos empreendimentos de alto padrão no modelo de multipropriedade.

Como exemplos temos o Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza e Ilha do Sol. E se você gosta de um clima mais frio, temos o Golden Tulip Canela, na maravilhosa Serra Gaúcha.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário