Blog 2Share

Casa de praia à venda? Dicas de como comprar o imóvel ideal!

casa de praia venda como comprar

Está procurando uma casa de praia à venda? Afinal, acordar com o barulho do mar pode ser algo bem relaxante em alguns períodos, não é mesmo? Poder desfrutar da calmaria e da natureza é o sonho de muitas pessoas.

Ter um imóvel para descansar aos finais de semana, receber os amigos e ter um local para reunir a família são algumas das vantagens de ter um lugar na praia. Além de ser uma forma de melhorar a sua qualidade de vida e investir em seu bem-estar.

Se você está procurando uma casa de praia à venda, continue lendo esse texto. Vamos te ajudar a escolher um excelente imóvel!

Dicas de como escolher um imóvel ideal

Você está pesquisando casa de praia à venda e não sabe qual a melhor? Afinal, os resultados são os mais diversos. Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a fazer uma boa compra. Confira:

01) Localização

Antes de decidir qual será a sua casa na praia, avalie a localização! Por exemplo, Fortaleza é cercada por praias maravilhosas, com muito mar, sol e opções de turismo. 

Não podemos negar que as praias do Nordeste são as mais conhecidas e procuradas durante o verão. Mas, se você procura por paz e tranquilidade, o clima do Sul pode encantar você.

O importante é ter a informação dos locais e analisar quais podem suprir as necessidades da sua família e convidados.

02) Planeje os quartos

A análise dos quartos é um dos fatores mais importantes para uma casa na praia. Pensar em quantos cômodos o ambiente deve ter é fundamental para garantir a comodidade necessária. 

Se o local for utilizado apenas pelos familiares mais próximos, algo com dois quartos pode ser suficiente. Porém, se a casa será o lar de mais pessoas durante o verão, vale a pena investir em algo com cinco quartos e um amplo espaço na sala. 

Afinal, você não quer que  seus convidados fiquem mal acomodados, não é mesmo?

03) Espaço

Além dos quartos, é importante analisar todas as partes da casa na praia. Avalie o quintal, a sala, o espaço externo, a área de lazer e possíveis espaços que podem ser transformados em locais mais exclusivos como bares e salas de jogos. 

O imóvel deve ser atrativo como um todo, despertando a sua atenção. 

Quando entrar na casa faça apenas uma pergunta: consigo me imaginar aqui nos próximos meses e confraternizações que desejo fazer com a minha família e amigos?

Se a resposta for “sim”, é porque esta casa é tudo aquilo que você espera encontrar em um imóvel e pode ser um ótimo investimento para você e todos que estão ao redor.

Vantagens e desvantagens de um imóvel de férias

Analisar uma casa de praia à venda exige atenção aos detalhes. Portanto, abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens para comprar um imóvel de férias.

Vantagens em comprar uma casa de férias

O primeiro fator favorável é a expansão dos bens. A garantia para o seu futuro e o de seus herdeiros pode ser uma casa de férias.

Ela sempre oferecerá acomodação quando você viajar para o destino em que você já possui a sua propriedade.

Possuir sua própria casa é mais prático do que alugar porque você pode usá-la quando quiser e não apenas quando chega a temporada de férias.

Isso significa que você pode deixar também todos os brinquedos das crianças e outros itens que você usa apenas nos dias de folga na sua casa de férias.

Desvantagens em comprar uma casa de férias

Além do aumento das despesas, você também precisará de um zelador se a sua propriedade não estiver em uso. 

Existem também os custos de manutenção que podem se multiplicar por dois.

Alugar para outros exigirá critérios rigorosos na seleção dos inquilinos, para que você evite ao máximo contrair ainda mais custos de manutenção ao invés de lucrar. 

Você só visitará a propriedade uma ou duas vezes por ano e estará fora da cidade quando a maioria dos inquilinos em potencial passar por lá para inspeções.

Além disso, os aluguéis são mais lucrativos durante a alta temporada, mas também significa que você e sua família vão querer ficar lá justamente nesse período, o que também pode afetar o seu ganho.

Dicas de como comprar um imóvel

Agora que você já sabe os prós e os contras de analisar uma casa de praia à venda, veja as dicas que separamos para comprar o seu imóvel:

01) Saia dos grandes centros

Antes de escolher uma casa de veraneio, é preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar! O primeiro fator é a localização! 

Florianópolis, por exemplo, tem mais de 40 opções de praias e é bastante atrativa para o turismo. Mas há opções como Governador Celso Ramos que não perdem em nada para a capital de SC, quando o assunto é belas praias, natureza, opções gastronômicas e lazer.

02) Pense em como será usado

Outro ponto importante para escolher uma casa de veraneio é refletir sobre a forma como o imóvel será usado por você e sua família. Assim, é possível determinar melhor o tamanho e demais detalhes da sua futura casa de veraneio!

Quem procura um local para estar apenas com a própria família nos finais de semana, por exemplo, precisa de um apartamento menor, sem se preocupar se há mais de uma vaga de garagem.

Um apartamento mais amplo, por outro lado, deve ser a opção de quem almeja chamar um grupo maior de amigos e parentes de todo canto para celebrar as festas de final de ano.

03) Visite o local

Depois de afunilar suas opções para escolher uma casa de veraneio, é hora de marcar as visitas nos imóveis, se possível.

Dedique a máxima atenção para essa etapa e avance apenas depois de checar os mínimos detalhes. Nas visitas, é importante avaliar bem alguns pontos. São eles:

  • Opções de lazer do condomínio;
  • Instalações hidráulicas: apartamentos mais antigos tendem a ter mais problemas com infiltração;
  • Pisos e revestimentos;
  • Vagas de garagem;
  • Segurança interna.

Ah, e não esqueça de perguntar sobre o valor do condomínio, IPTU e demais encargos. 

É importante conhecer bem os custos mensais do seu futuro apartamento para assumir uma dívida que você será capaz de pagar.

04) Não tenha vergonha de negociar

Se tem uma coisa que você deve fazer sem medo é pechinchar. Não tenha vergonha de negociar o preço.

Caso você não tenha dinheiro em mãos, pense duas vezes em recorrer a financiamentos, empréstimos ou algo do tipo. 

Uma dica é ter parte do dinheiro necessário para dar uma entrada ou realizar o pagamento à vista e conseguir um bom desconto.

05) Verifique as condições do imóvel

Jamais feche um negócio sem antes conhecê-lo a fundo. Por isso, antes de comprar uma casa na praia, é recomendado que você tenha informações do local ou se possível conhecer pessoalmente e observar de forma atenta todos os detalhes do imóvel.

Dessa forma, você evita ser enganado por golpistas ou então de comprar uma casa que apresente defeitos no seu encanamento, alvenaria, pintura etc.

06) Não assine o contrato sem pensar

Não assine nenhum documento sem pensar. Analise cada item do contrato e pense se é realmente o que deseja fazer. 

Se a resposta for afirmativa, então, assine e compre o seu imóvel!

07) Planeje os custos de manutenção

Se a casa de praia à venda que você gostou precisa de manutenção, então, planeje os custos dessa reforma.

Isso é se você realmente quiser ficar com o imóvel, mesmo precisando de uma mudança aqui e ali.

08) Conheça a vizinhança

É muito importante conhecer a vizinhança da sua casa de praia. Mesmo que você a use somente em períodos curtos ou nas férias, é bom conhecer quem mora no local. Afinal, eles podem ser úteis em algum momento, como, por exemplo, para ajudar a vigiar o imóvel.

Além disso, veja se as pessoas são receptivas e busque sempre por um lugar com pessoas que vibrem a mesma energia que você.

09) Atente-se a burocracia

Antes de assinar um contrato, é importante ter um advogado de confiança para ler o documento. 

Além disso, é preciso pegar toda a documentação necessária com a prefeitura local, os projetos arquitetônicos, cálculo, elétrica e hidráulica. Afinal, se precisar realizar uma reforma, todos esses contratos serão extremamente necessários.

10) Peça ajuda de especialistas

Antes de fechar o negócio, converse com especialistas para saber se a sua compra é realmente um bom investimento. 

Por exemplo, um advogado para analisar o contrato. Além disso, um arquiteto ou engenheiro, caso a sua casa de praia precise de uma reforma.

Dicas para mobiliar sua casa de praia

Depois de olhar sua casa de praia à venda e fechar negócio, com certeza, vai querer mobiliar o seu novo imóvel. Portanto, para te ajudar, separamos algumas dicas. Veja:

Tenha móveis multifuncionais: cada pessoa que chega a casa deixa seus pertences em um local diferente e assim forma-se a bagunça, portanto, tenha um móvel especialmente para isso. 

Além disso, invista em cadeiras e mesas que sejam empilháveis, além de espreguiçadeiras, camas que viram sofás e poltronas que tenham os tecidos impermeáveis.

Uma casa de praia não combina com muito trabalho e limpeza, por isso, invista em revestimentos práticos, que sejam fáceis de limpar. 

Prefira placas de vidros ao invés de azulejos ou pastilhas de cozinha. Além disso, ter um piso frio em todos os cômodos, evitará o acúmulo de  tanta sujeira.

Os quartos podem ter poucos móveis, com camas e um gaveteiro, por exemplo, pois essa é uma casa de descanso e não precisa ser um cômodo multifuncional;

Procure usar o número menor de itens que contenham tecidos para evitar mofo e impregnar a casa. Isso porque a maresia pode causar mofos nos tecidos, especialmente se a casa ficar muito tempo fechada.

Pense em como você irá administrar o imóvel

Se você está olhando uma casa de praia à venda, deve pensar em como vai administrar esse imóvel. 

Ele será somente para passar as férias, feriados ou finais de semana com a família? Servirá para receber os amigos? Ou você pensa em se mudar para viver no imóvel em período integral?

Todos esses pontos devem ser levados em consideração desde o momento em que você começa a olhar um imóvel.

Se a sua casa for para passar as férias, com certeza, a administração será a distância. Por isso, planeje como isso será feito. Algumas possibilidades são:

Contratar uma pessoa que more no local para ir ao imóvel a cada 15 dias para ver como estão as coisas;

Colocar câmeras de segurança na casa para você mesmo fazer o monitoramento a distância;

Se tiver um vizinho mais amigo, peça a ajuda dele para te informar se ver algo suspeito.

Além disso, uma excelente opção é fazer uma renda extra com a sua casa. Em períodos em que não estiver no local, alugar o imóvel pode gerar bons lucros para você! Mas se resolver fazer isso, tenha tudo documentado também. 

Não feche nenhum acordo somente no boca a boca. E que seja em uma época em que você não irá usar o imóvel.

Já ouviu falar em multipropriedade?

A multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo. Esse corresponde ao seu direito de usufruir do local, com total exclusividade e sem intervenção dos outros proprietários.

A vantagem desse tipo de negócio é ter uma casa onde uma pessoa de confiança também é dona e todos os custos são divididos.

Basta somente combinar quando cada um poderá usufruir do bem!

Ter uma casa na praia pode ser uma excelente oportunidade para você fugir da correria do dia a dia e descansar junto com a sua família. Além de ser um ótimo investimento, isso se você se atentar a todos os detalhes que pontuamos ao longo do texto.

Que tal garantir a compra da sua casa de praia? Nós da 2Share comercializamos empreendimentos de alto padrão no modelo de multipropriedade.

Conheça nossos empreendimentos Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza e Ilha do Sol. Temos também o Golden Tulip Canela, na Serra Gaúcha.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário