Blog 2Share

Casa de Praia: desmistificamos tudo o que você precisa saber!

mulher de frente para a praia observando a paisagem

Na hora de planejar suas férias, você com certeza já se perguntou se é melhor alugar ou comprar uma casa de praia.

Dependendo do seu objetivo, se torna cômodo apenas ter a fácil opção de ter um local que já é seu. Dessa forma, você apenas irá com a sua família em busca de refúgio dos dias corridos.

Mas por outro lado, é também confortável para a família que não quer gastar ou se preocupar durante o ano com manutenção ou eventuais problemas que possam surgir.

Vamos mostrar nesse artigo o que você deve saber antes de comprar ou alugar a sua casa de praia dos sonhos. E vamos mostrar também como você pode ter acesso ao conforto e lazer que esse tipo de acomodação proporciona.

Alugar uma Casa de Praia

Imagine viver em uma bela casa na costa com vista para o mar, mas você não tem que pagar pelo valor total do imóvel. Afinal, o aluguel, a curto prazo, é mais barato.

Essas propriedades podem ser caras quando compradas porque estão perto de ambientes paradisíacos ou oferecem mais do que apenas espaço: uma verdadeira experiência de férias.

Então, se isso parece algo  interessante, continue lendo abaixo e descubra em quais momentos comprar uma propriedade pode não valer a pena investir seu dinheiro.

Vantagens e desvantagens em alugar uma casa de praia

Em meio a tantos custos e responsabilidades que a compra de uma propriedade, seja em qualquer lugar, pode exigir, alugar uma casa de praia pode se tornar uma opção vantajosa.

Vamos concordar que o Brasil é um país bonito e não faltam belezas naturais. Mas e se os seus roteiros estivessem sempre nos mesmos lugares? 

As férias ou passeios ficariam chatos para muitas pessoas que querem mudar de vez em quando ou têm interesses diferentes.

Com isso, podemos citar o fato de ter sempre um destino diferente para ir como uma das vantagens em alugar uma casa de praia.

Outra grande vantagem do aluguel é o custo das férias em comparação com a compra. Você pode até gastar uma quantia que excede o que você pagaria por um imóvel, mas isto só se aplica se sua estadia for dentro do curto prazo.

Ainda sobre o curto prazo, podemos ainda considerar esses fatores: 

  • Maior mobilidade (você não tem nenhum investimento amarrado);
  • Flexibilidade durante períodos ocupados devido a ter mais opções disponíveis;
  • Melhor retorno sobre o investimento porque seu gasto inicial cobre apenas o tempo suficiente gasto no imóvel.

Quando você procura alugar uma casa na praia, é importante que você considere todas as suas opções. 

Você vai perceber no final que desvantagens também existem, mas você deverá colocar sempre na balança: no momento em que sua família se encontra, vale a pena?

Além disso, quando você aluga um espaço, não é apenas importante garantir que a casa esteja limpa e bem conservada. Podem existir também regras específicas sobre a hora de entrada e saída do imóvel. 

E como locatários é importante que nenhum imóvel seja danificado. Afinal, ninguém que passa as férias quer ter mais gastos além do aluguel do imóvel.

Comprar Casa de Praia

Para muitas pessoas, ter uma casa à beira-mar é um sonho. Mas você deve comprar uma? 

Caso já tenha pensado na possibilidade, existem coisas a considerar antes de comprar este tipo de propriedade. 

Não há dúvidas: possuir uma casa de praia tornaria as viagens em família mais convenientes. 

Isso porque você e sua família não precisariam procurar por hospedagens ou depender da sorte para achar aluguéis com preços bacanas, além de encontrar o imóvel ideal para o conforto das férias. 

Vantagens e desvantagens em comprar uma casa de praia

A ideia de possuir sua própria casa de praia tem sido o sonho de muitas pessoas. Ela pode vir com muitas regalias, como poder ter uma propriedade só sua.

Além disso, existe a possibilidade de ganhar dinheiro alugando-a quando você mesmo não a estiver usando.

Ter a sua própria casa de praia permite também desfrutar de férias em um espaço próprio. Isto permite que você possa customizar o imóvel como bem desejar. Ou seja, você tem mais flexibilidade para renovações. Afinal, não é uma casa qualquer: é nela onde você cria lembranças com a família!

As desvantagens podem incluir impostos mais altos ou custos de manutenção, dependendo de onde está localizada.

Quando se trata de comprar um apartamento ou uma casa de praia, os compradores devem entender as complexidades que acompanham esta decisão.

Comprar uma casa de férias no litoral pode levar você a complicações e desvantagens. Dentre elas, despesas fixas durante todos os meses: água, energia, condomínio, etc.

E para que seu investimento permaneça rentável, deve haver uma renda com o aluguel de parte de seus quartos. Portanto, essas são considerações importantes quando se olha para propriedades em potencial.

É importante ter certeza de que você não vai deixar nenhum dinheiro na mesa! Muitas pessoas compram uma propriedade sem perceber quantas despesas estão associadas com a posse de uma.

Com pagamentos de várias despesas fixas, como seguro e outras variáveis (como manutenção), podem se somar rapidamente e levá-los a sérios problemas financeiros se não forem cuidadosamente planejadas.

Por isso, é muito importante fazer um balanço de todas as suas opções antes de comprar – como, por exemplo, se haverá renda suficiente vindo do aluguel de quartos neste local.

Principais dicas para comprar

Ao comprar uma casa de praia, há muitas coisas a considerar. 

A localização e o preço são dois fatores principais em sua decisão, assim como a idade da propriedade ou a exposição à maresia, pois ela pode enferrujar carros e até afetar a estrutura da sua casa de praia.

Claro que deve estar no seu radar a procura e comparação de preços antes de fazer sua compra para que não haja nenhum arrependimento. 

Tenha também conhecimento de todas as despesas relacionadas com a propriedade, principalmente com a documentação para regularização do imóvel.

A idade de uma casa também terá algum impacto, principalmente para propriedades mais antigas. Pois quanto maior o “tempo de vida” o imóvel tenha, mais chances de realizar algum tipo de manutenção. E em consequência, mais gastos.

Como comprar casa de praia

Toda decisão que envolve dinheiro requer planejamento. Portanto, suas principais tarefas são organizar as finanças e fazer as contas para que você não apenas compre a propriedade, mas também tenha certeza de que vale cada centavo!

Sentimos muito se isso soa muito básico – mas sabemos que muitas pessoas podem não realizar um planejamento adequado e agir por impulso.

Nessa decisão sem pensar, podem contratar um financiamento ou até mesmo gastar toda a sua reserva de emergência.

Escolha o tipo de parcelamento e estude todas as opções que o mercado oferece. Inclusive, existem ainda outras formas de você comprar a sua casa de praia e não se preocupar tanto com a administração do imóvel.

E não estamos falando de deixar nas mãos de corretoras ou algo do tipo. 

O que é melhor: comprar ou alugar casa de praia?

Nós mostramos nesse artigo que a resposta para essa pergunta é apenas uma: depende. 

Vai depender dos objetivos da sua família e também do estilo que você quer para as suas férias. Independente de você comprar ou alugar uma casa de praia, é importante que você se planeje para essa aquisição.

Avalie todos os custos envolvidos e tenha segurança da sua situação financeira e nem pense em usar a sua reserva financeira para realizar altos investimentos.

E se você pudesse viajar o mundo com a sua casa de praia?

E se fosse possível ter a casa de praia do jeito que a sua família deseja e ainda em um local de alto luxo, pagando pouco por isso?

Imagine também poder viajar para outros locais do mundo, trocando a semana que você passaria na sua casa de praia por qualquer outro imóvel, inclusive em outros países!

Existe um modelo de compra compartilhada chamado de multipropriedade. O conceito surgiu nos Estados Unidos e Europa e vem ganhando muita força no Brasil.

No modelo de multipropriedade, você será dono do seu imóvel, com escritura e direito inclusive de deixar como herança para os seus herdeiros. E caso não esteja usando, poderá colocar para alugar.

Que tal garantir sua casa de praia para sempre? Nós da 2Share comercializamos empreendimentos de alto padrão no modelo de multipropriedade.

Como exemplos temos o Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza e Ilha do Sol. E se você gosta de um clima mais frio, temos o Golden Tulip Canela, na maravilhosa Serra Gaúcha.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário