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Abrir uma franquia: 3 coisas que você precisa saber

Abrir uma franquia imobiliária: 3 coisas que você precisa saber

Dar o grande passo para abrir uma franquia imobiliária de multipropriedade pode parecer assustador para muitas pessoas. 

Você pensa imediatamente na responsabilidade de administrar uma realidade empreendedora, em todos os custos envolvidos, na capacidade de encontrar clientes suficientes para ter uma operação lucrativa e dar trabalho a todos os seus funcionários.

De um certo ponto de vista, o compromisso necessário é substancial; você precisa trabalhar duro antes de abrir para preparar melhor sua empresa.

É necessário estabelecer uma estratégia correta, configurar seu trabalho e dividir melhor as várias tarefas, e tudo antes que você possa abrir a porta e dar as boas-vindas aos primeiros clientes.

Mas vamos por partes: juntos entenderemos como abrir sua franquia para que ela funcione da melhor maneira possível; que tipo de soluções e facilitações podem dar a abertura de uma franquia; e, por último mas não menos importante, o retorno econômico que pode ser gerado.

Como funciona uma franquia?

Para começarmos, é ideal trabalhamos com um modelo de gerenciamento para sua franquia imobiliária. 

Aqui apresentamos o “modelo 7S“. Ele identifica 7 elementos fundamentais a serem considerados e gerenciados para a organização comercial ideal:

  1. Estrutura: quanto mais sólida a estrutura, mais fácil é definir uma organização estável e duradoura.
  2. Estratégia: falamos sobre o ambiente externo, clientes e concorrentes. Ao definir uma estratégia operacional, é essencial ter uma organização clara dos seus negócios.
  3. Sistemas: falamos sobre orçamento, contabilidade, sistemas de treinamento de pessoal, comunicação comercial, etc. Se você deseja alterar uma organização específica da empresa sem distorcer completamente a atividade, pode modificar os sistemas que a regulam e avaliar os resultados. 
  4. Estilo: é isso que faz de uma franquia imobiliária o que é aos olhos de figuras externas ao negócio.
  5. Funcionários: quando os colaboradores trabalham em um ambiente positivo e estimulante, sua produtividade aumenta exponencialmente.
  6. Habilidades: habilidades básicas e habilidades distintas ajudam e apoiam a empresa com o seu crescimento no mercado. Cada colaborador deve começar com algum conhecimento básico que será implementado ao longo do tempo, resultado da experiência e paixão pelo trabalho realizado.
  7. Valores compartilhados: deve haver coordenação sistêmica, por um lado, e paixão persistente, por outro, esse é o segredo que pode levar a sua agência ao sucesso.

Como abrir uma franquia imobiliária

A franquia é um sistema de negócios muito interessante que permite ao empreendedor abrir um negócio se associando a marcas estabelecidas no mercado.

O cuidado constante que geralmente é oferecido pelo franqueador, o risco reduzido pela força da marca e know-how do franqueados, tornam a franquia  um dos sistemas de negócios absolutos mais cobiçados.

Muitas vezes, é necessário analisar a diferença entre o início de uma experiência empreendedora por conta própria e o relacionamento de colaboração com uma franquia e, embora ainda existam encargos e riscos, as recompensas oferecidas pelas franquias são muito maiores.

Aviso: não estamos dizendo que todas as franquias são iguais e nem que é o negócio mais lucrativo do mundo! 

Antes de ingressar em uma rede, é aconselhável sempre fazer as avaliações necessárias e realizar as escolhas relativas com pragmatismo e realismo, avaliando os prós e contras de cada cadeia e marca.

Quanto ganha uma franquia imobiliária?

As despesas e o investimento inicial para a abertura do negócio são facilmente amortizadas quando você conta com uma sólida e próspera rede de franquias. 

Sem mencionar que o franqueador fornece ferramentas e estratégias operacionais testadas anteriormente, solicitando um baixo investimento adequado ao aumento de possibilidades do futuro empreendedor.

Desvantagens de uma franquia imobiliária

Assim como qualquer negócio, é preciso avaliar também suas desvantagens.

Uma delas é a falta de autonomia que a gestão do negócio pode ter, uma vez que você deverá seguir as diretrizes já existentes da franqueadora. Existem também pagamentos fixos de royalties ou alguma taxa de franquia. 

A pouca flexibilidade em questões burocráticas pode ser também um fator para que muitos empreendedores desistam de abrir uma franquia.

Afinal, não é apenas você desejar abrir uma franquia para começar a rodar o negócio, existem alguns passos, como a análise da Circular de Oferta de Franquia e processos na Junta Comercial

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