Blog 2Share

Diferença entre consultor imobiliário e consultor de imóveis

consultor imobiliario apertaondo a mao de cliente que acabou de comprar uma casa

Afinal, qual a diferença entre consultor imobiliário e consultor de imóveis? Você, com certeza, já se fez essa pergunta. E se você deseja entrar nesse mercado, é preciso analisar direitinho para entrar dentro do cargo desejado.

Tem quem trabalhe no mercado imobiliário há anos e não saiba a diferença. Mas eles são profissionais distintos e com atribuições diferentes.

Confundir essas profissões pode até interferir no que você está buscando para a sua carreira. Por isso, fizemos esse conteúdo para você saber a diferença entre consultor imobiliário e consultor de imóveis. Continue acompanhando e descubra. Boa leitura!

Como é o trabalho de um consultor de imóveis

Um consultor imobiliário deve ter a experiência de um corretor, mas o contrário não é exigido. Portanto, esse profissional deve estar atento a qualquer fator que seja capaz de impactar o mercado. Por exemplo:

  • Mudança de taxa básica de juros;
  • Alta do dólar;
  • Alterações na política;
  • Investimento em grandes construtoras.

Um consultor de imóveis deve ser bem informado, capaz de interpretar todos os dados acima para gerar uma análise. Dessa forma, ele vai conseguir orientar seus investidores.

Se você quer trabalhar nessa área, precisa analisar as necessidades dos seus clientes. Alguns deles podem ser grandes empresas, querendo investimentos grandes, como shoppings, por exemplo. Outros já podem querer conquistar a casa própria.

Após saber o que o seu cliente deseja, é preciso:

  • Entender sobre o assunto para explicar a ele as melhores possibilidades;
  • Conhecer a região apresentada;
  • Apresentar o imóvel;
  • Analisar as estatísticas;
  • Examinar o contrato.

Como é o trabalho de um corretor de imóveis

Diferentemente do consultor, o corretor de imóveis é aquele profissional que prospecta imóveis e pessoas interessadas em comprá-los. 

Há diversas oportunidades no mercado, em todas as cidades, porém, quem não estiver inserido nessa área não consegue encontrá-lo. Portanto, esse profissional tem essa missão.

Entre as funções de um corretor estão:

  • Emitir certidões;
  • Pagar impostos.

Sendo assim, o profissional precisa entender da legislação imobiliária nacional de toda cidade que atua. 

Afinal, é preciso conseguir explicar ao cliente os detalhes do imóvel, tudo dentro da lei, percebendo as particularidades do bem de acordo com as necessidades do cliente.

Além disso, um corretor de imóveis precisa ter os seguintes cursos:

  • Técnico de transações imobiliárias;
  • Técnico em negócios imobiliários.

As exigências do CRECI

Uma das principais diferenças entre um consultor imobiliário e um corretor de imóveis é a exigência do CRECI, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.

Afinal, o consultor não é obrigado a ter esse documento para exercer essa profissão. Mas o corretor deve ter essa licença, determinada por lei para que ele possa fazer suas vendas sem nenhum problema.

Outras exigências do mercado imobiliário

Normalmente, é possível ver no mercado esses profissionais atuando como autônomos. Porém, ambos precisam ter o CRECI e seguir os passos:

  • Ter o certificado do curso de transações imobiliárias;
  • Cumprir as horas de estágio exigidas pelo CRECI;
  • Preencher a solicitação do CRECI para ter sua carteira profissional;
  • Pagar anualmente a taxa

Dessa forma, o corretor e o consultor de imóveis podem atuar como autônomos ou empregados em alguma construtora. Assim, estarão atuando dentro da lei.

Aprenda a vender multipropriedade

Se você deseja mergulhar em um universo ainda não explorado, que tal entender mais sobre o conceito de multipropriedade?

Na multipropriedade você tem direito a comprar, vender ou até mesmo alugar a sua parte. Você possui ainda escritura

O mundo do compartilhamento de imóveis e frações imobiliárias é o mercado que cresce 26% ao ano. Além disso, é uma das alternativas mais acessíveis para quem deseja ter uma segunda casa, ou seja, uma casa de férias.

Acesse agora mesmo a 2Share School. Aprenda sobre economia compartilhada, ingresse no mercado de multipropriedade e aumente suas vendas!

curso para consultor imobiliario

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário