Blog 2Share

O que faz um consultor imobiliário?

como funciona o mercado de um consultor imobiliario

Um consultor imobiliário está inserido na maioria das transações envolvendo imóveis, seja de compra e venda ou locação. Afinal, ele aconselha o cliente para que o mesmo faça a melhor escolha.

No entanto, muitas vezes ele é confundido com o corretor de imóveis. Compreendemos que as funções são parecidas, até mesmo relacionadas, mas tem as suas diferenças.

Para esclarecer suas dúvidas, montamos esse material para te mostrar o que faz um consultor imobiliário. Continue acompanhando e entenda o que esse profissional faz. Boa leitura!

assinatura de contrato com consultor de imoveis

Afinal, o que faz um consultor imobiliário?

O consultor imobiliário executa um trabalho mais teórico, envolvendo estudos e análises. Portanto, ele é encarregado por entender as tendências do mercado imobiliário, diante do cenário político, econômico e social. 

Sendo assim, o profissional deve ser capaz de definir se o momento é ou não favorável para a compra e venda do imóvel.

Então, podemos dizer que o consultor imobiliário tem uma função estratégica. Assim, atende a vários clientes como: corretores, construtoras, incorporadoras, imobiliárias e pessoas físicas. 

Ele deve ser capaz de orientar seus clientes a tomar a melhor decisão financeira dentro de um médio ou longo prazo.

Mercado de atuação de consultor imobiliário

Por ser um profissional mais teórico e estrategista, o consultor imobiliário deve sempre ter os estudos de mercado em dia. 

Portanto, é importante que ele avalie qual a área da cidade ou estado com tendência de crescimento. Isso vale para obras federais, nova infraestrutura, vizinhança e tudo que envolve um projeto.

Dessa forma, muitas construtoras e incorporadoras imobiliárias têm esse profissional como seu principal guia para lançar empreendimento. 

Normalmente, o consultor imobiliário é capaz de:

  • Compreender qual é o potencial da região e de seu público-alvo;
  • Entender qual o padrão de imóvel que atrai esse público;
  • Disponibilizar diversos contatos comerciais por consequência de um bom networking;
  • Assumir algumas tarefas do corretor de imóveis.

Será que ser consultor imobiliário é para mim?

Ser um consultor imobiliário exige funções bastante técnicas, portanto, precisa de habilidades específicas. Veja se você se encaixa neste perfil, confira o que esse profissional precisa ter:

01) Comprometimento

As negociações com imóveis envolvem grandes valores e muitas vezes uma conquista da vida. Por isso, o consultor precisa ter ciência do impacto da sua função e trabalhar sempre para que o cliente se sinta satisfeito. 

02) Proatividade

Ao prestar serviço para uma imobiliária, o consultor poderá adotar um vocabulário mais técnico, enquanto no atendimento com proprietários ou compradores deve haver um ajuste de linguagem para ser bem compreendido. 

É fundamental prezar sempre pela boa comunicação. Caso sinta a necessidade, pode fazer cursos de oratória para melhorar as suas habilidades.

03)Flexibilidade

O consultor imobiliário deve ser um profissional flexível para se adaptar ao que acontece no mercado. Dessa forma, consegue orientar seu cliente de acordo com as tendências, para que ambos tenham sucesso.

pessoa contando o salario de um consultor imobiliario

Salário médio de um consultor imobiliário

O salário varia conforme a região e a forma de trabalho escolhida. A média salarial fica entre R$1.500 e R$3.000. No entanto, quanto melhor for o serviço prestado, maiores serão as chances de elevar o valor dos serviços oferecidos. 

Dependendo, se trabalhar para uma empresa, pode também receber comissões.

Diferença entre o consultor imobiliário e o corretor de imóveis

O corretor de imóveis é o profissional devidamente cadastrado no CRECI — órgão que regula a profissão de corretagem de imóveis. 

Ele prospecta imóveis para sua carteira e exerce intermediação na compra e venda, na locação e até mesmo avaliação de imóveis. O corretor também é responsável por: contratos, visitas, anúncios, captação de imóveis, etc. 

Já o consultor imobiliário, como o nome indica, presta uma consultoria imobiliária. Ele avalia as possibilidades e indica as mais eficazes para cada caso. 

Tem a capacidade de fazer isso por ser especialista em uma ou mais áreas ou regiões da cidade. Avaliar o momento do mercado atual, tendências e áreas de crescimento estão entre as funções de um consultor de imóveis.

Como se tornar um consultor imobiliário

Quer saber como se tornar um consultor imobiliário? Existem várias formas para isso. Confira abaixo.

01) Tenha uma graduação que sirva de base teórica

Ter o ensino superior, na maioria das vezes, não é uma exigência para essa profissão. No entanto, para ter um currículo melhor direcionado e ter se tornar um excelente consultor é importante ter uma base teórica sólida.

Existem instituições de ensino que oferecem graduações específicas para o mercado imobiliário. 

Além disso, você pode conseguir um bom aporte teórico com áreas como direito e administração. Cursos técnicos e tecnólogos também são válidos para se preparar.  

02) Estude bastante e especialize-se no setor imobiliário

Como vimos, a melhor maneira de se preparar para ter destaque nesse meio é a partir dos estudos. Dessa forma, é bom contar com fontes de informação seguras, como revistas, sites e blogs imobiliários, além de investir na formação.

Aqui na 2Share, nós temos o curso mais atualizado do Brasil sobre Multipropriedade imobiliária. Acesse e conheça!

banner do curso de multipropriedade

03) Ganhe experiência atuando como corretor de imóveis

Um caminho a ser seguido é começar a atuar como corretor de imóveis e depois fazer a transição para a consultoria. 

É uma boa alternativa para quem deseja ser uma autoridade no assunto, pois essa experiência proporcionará conhecimentos profundos do mercado

É importante destacar que para obter o registro no CRECI, exigido para corretores, é preciso ter alguma formação específica. 

Para isso, é necessário ter um curso técnico, tecnólogo ou bacharelado na área imobiliária.

04) Faça contatos com pessoas e empresas importantes do setor

Um bom networking é essencial para todas as pessoas que trabalham no ramo imobiliário. Ele fará com que você conheça transações importantes, descubra novos empreendimentos e demonstre seu potencial. 

Com isso, poderá também receber indicações quando precisarem de alguém para prestar consultoria. Nesse meio, é imprescindível construir uma reputação e demonstrar o potencial profissional.

como conseguir vagas para consultor de imoveis

Vagas de consultor imobiliário

Como vimos, um consultor imobiliário tem uma boa base de contatos, além de muito conhecimento teórico. Se você gosta de fazer pesquisa de mercado, estudar e compreender como anda a sua área de atuação, essa é uma boa profissão para você.

Por isso, para conseguir emprego nessa área, tenha um bom currículo, expressando os seus conhecimentos de atuação e mostrando que, quando se trata de fazer boas pesquisas no mercado imobiliário, você é o profissional certo!

Aqui na 2Share existe o modelo de Consultor Digital. Não é um modelo de franquia: é um modelo mais simples, com menos burocracias e muito mais retorno financeiro. É um modelo que te dá liberdade e autonomia para empreender de qualquer lugar do Brasil.

Aproveitar uma marca já existente e criar o seu negócio é certamente uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira empreendedora com sucesso, criando novas oportunidades e empregos.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário