Blog 2Share

Por que você deve comprar uma cota imobiliária?

Multipropriedade X Timesharing - Qual a diferença?

A cota imobiliária é uma excelente forma de adquirir um imóvel de luxo por um preço muito abaixo do mercado. 

Além disso, elas são indicadas para aquelas pessoas que querem obter um imóvel de luxo, mas não desejam ou não podem custear sozinhas a compra e as demais despesas.

Essa é uma modalidade de empreendimento muito praticada no exterior, especialmente nos Estados Unidos e na Europa desde 1960.

No entanto, por ser bastante vantajosa, ela tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.

Quer aprender mais sobre o funcionamento do sistema de cotas imobiliárias? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção. 

Cota imobiliária: como funciona

As cotas imobiliárias também são conhecidas como compra fracionada ou sistema de multipropriedades. 

É uma excelente oportunidade para quem quer comprar um imóvel de alto valor econômico, mas não pode pagar sozinho por todo o valor daquele bem no modelo tradicional.

Além disso, existem as despesas de manutenção que interferem diretamente no orçamento familiar.

Cotas imobiliárias: como funcionam

Na aquisição de um imóvel tradicional, essas despesas podem ser um empecilho para muitas famílias. Já nas cotas imobiliárias, este custo é diluído entre todos os proprietários, de forma que o sonho de ter um segundo imóvel se torna bem mais acessível.

Resumindo, a grande vantagem é a economia, pois você se torna dono do imóvel por um preço menor e tem os mesmos direitos de uso que os outros proprietários. 

Para que tudo ocorra de forma tranquila, esse tipo de transação é amparado pela lei e as principais vantagens são: 

  • Divisão de despesas de custeio e manutenção; 
  • Investimento em imóvel de maior valor econômico; 
  • Possibilidade de usufruir o bem por períodos iguais para todos os proprietários; 
  • É possível vender, alugar, transferir, hipotecar ou deixar como herança para seus dependentes.

Embora cada administradora tenha a sua forma de trabalhar, no geral, as cotas imobiliárias são divididas e vendidas em grupos. 

Esses por sua vez podem conter de 10 a 28 famílias. Dessa forma, o custo total pode ficar muito mais baixo para todos. 

Assim, o sonho de adquirir um imóvel de férias em algum local turístico se torna muito mais fácil de ser realizado. 

Vale a pena adquirir uma cota imobiliária?

valeapenaadquirircota

A resposta para essa pergunta é sim. 

O sistema de cotas imobiliárias não é apenas uma forma de adquirir um imóvel em algum ponto turístico para que você e sua família tenham acesso a uma excelente opção de lazer, mas também uma forma de ter um bem e não se preocupar com a manutenção. 

Quando você não pode ou não quer utilizar o imóvel durante o período em que ele está liberado para o seu uso, uma forma de rentabilizá-lo é alugando. 

No entanto, verifique essa possibilidade de locação com a administradora antes de efetivar a compra. 

As condições variam de uma administradora para outra, por isso, é imprescindível ter as informações de tudo o que é possível bem claras no contrato, inclusive as possibilidades de alugar, emprestar ou deixar sua cota como herança para quem você desejar.

Em algumas administradoras, inclusive, o proprietário de uma cota imobiliária pode disponibilizar seu período de uso em um pool de locação.

Assim, a administradora se dispõe a alugar aquelas diárias e transferir para o lucro para o proprietário, já descontando as despesas e taxas administrativas.

Outro fator que chama bastante a atenção na hora de adquirir uma cota imobiliária é que elas podem ser vendidas para terceiros. 

Além disso, o imóvel pode ser deixado como herança e poderá continuar sendo usado, alugado ou também vendido, caso o herdeiro prefira. 

Comprar um imóvel por meio de cotas imobiliárias é sempre uma boa opção, pois é uma oportunidade de proporcionar lazer e conforto para a sua família em grandes pontos turísticos, e de uma forma muito mais acessível.

Dicas para não ter problemas relacionados à compra de cota imobiliária

Embora essa seja uma excelente opção tanto para proporcionar lazer para a sua família, como para obter lucro a curto e médio prazo, é preciso tomar alguns cuidados. 

Algumas situações podem acontecer e transformar a compra em fonte de dor de cabeça. Veja abaixo quais são eles: 

  • Condições de contrato desfavoráveis ao cliente;
  • Cancelamento de reservas; 
  • Cobranças de taxas indevidas; 
  • Eventos no local do imóvel que possam comprometer a qualidade do passeio.

Para evitar essas decepções, tome alguns cuidados: 

  • Adquira seu imóvel com empresas sérias e comprometidas com o cliente; 
  • Faça uma pesquisa de mercado para conhecer a reputação da empresa; 
  • Leia o contrato antes de assinar e, caso discorde de algum item, converse com o representante para esclarecer as informações; 
  • Visite o local antes para conhecer as acomodações. Se o empreendimento estiver na planta, peça a um especialista para fazer as avaliações;
  • Peça a relação de todas as despesas referentes ao custeio e manutenção do imóvel; 
  • Desconfie de qualquer cobrança extra, que não estava prevista no contrato. 
  • Procure assessoria jurídica especializada para acompanhar todo o processo de compra. Dessa forma, você se sentirá mais seguro;
  • Exija da administradora a divisão de tempo de uso anual com antecedência, para que você e sua família possam se programar para as viagens. 

Motivos para adquirir cotas imobiliárias

Ao contrário do que muitos pensam, os motivos para adquirir uma fração imobiliária vão muito além da economia.

  1. O custo de aquisição é bem menor que o de um imóvel tradicional;
  2. Os custos fixos do imóvel são proporcionais ao seu uso; essa é uma oportunidade de conquistar a sonhada casa de férias sem precisar pagar o seu valor total, mas usufruindo totalmente dela.
  3. As despesas de manutenção são divididas entre os proprietários; o que torna o valor final muito mais acessível.
  4. É um ótimo investimento e fonte de renda extra.
  5. Oportunidade de realizar um intercâmbio de férias.

01) Viajar mais aproveitando acomodações

Adquirindo uma fração, você expande suas férias para vários lugares.

Isso porque, escolhendo pela multipropriedade, você automaticamente vira parceiro de uma intercambiadora de férias.

Por exemplo, nós da 2Share Multipropriedades vendemos frações imobiliárias que são vinculadas à RCI, a maior intercambiadora do mundo.

A RCI viagens existe há mais de 40 anos e possui mais de 3 milhões de associados. Como já dissemos anteriormente, para você ser sócio, você precisa adquirir uma fração imobiliária afiliada à RCI.

A partir dessa parceria, você pode desfrutar de um intercâmbio de férias: é o ato de “negociar” ou trocar sua semana de uso da sua propriedade de férias por uma semana em outro empreendimento no sistema da RCI® no destino de sua escolha.

Por exemplo, quando você tem um “pedaço” de um Hard Rock Hotel, você pode trocar essa fração que você tem por um período em outro lugar do mundo. Vale lembrar que você continua tendo a posse dele e você apenas visitará o seu novo destino.

Vamos supor que você adquiriu uma fração imobiliária do Residence Club at the Hard Rock Ilha do Sol. Você pode trocar a sua semana de férias e decidir, junto com a sua família, passar essa semana no Hard Rock Hotel de Cancún.

02) Locação e renda extra

No sistema de multipropriedade imobiliária, não é preciso, necessariamente, usufruir das semanas no imóvel comprado.

Caso o proprietário não tenha interesse em utilizar sua semana de uso, ele pode emprestar suas diárias para um amigo/família, trocá-las por créditos de viagem na intercambiadora parceira ou disponibilizá-las para locação no sistema.

Dessa forma, é possível garantir uma renda extra durante o ano a partir do aluguel de suas frações.

03) Aproveitar o intercâmbio de férias

A maioria das administradoras de locais com venda fracionada ou compartilhada de imóveis possui em sua rede, vários locais de hospedagem em destinos espalhados pelo mundo.

 Portanto, isso te possibilita converter suas semanas de uso do imóvel por créditos de hospedagem nos melhores hotéis e resorts do planeta.

Assim, conhecer o mundo se torna muito mais fácil e prático!

Cotas imobiliárias são consideradas investimento?

A cota imobiliária não é considerada um investimento propriamente dito, pois não é considerada um ativo financeiro, sendo negociados apenas em instituições específicas como bancos e corretoras de valores.

Porém, assim como existe a ideia de investir em cursos, em educação para os filhos, na compra de um carro etc, as cotas imobiliárias podem ser consideradas um investimento para melhoria de vida.

Isso acontece pois a cada fração pode ser valorizada com o passar do tempo. O que explica muitas pessoas terem o costume de adquirir mais de uma cota imobiliária.

Assim, muitas pessoas optam por adquirir frações e depois vende-las a um valor maior, representando assim um bom investimento.

Principais dúvidas sobre cotas imobiliárias

01) Como funciona?

Funciona assim: você compra frações de um apartamento de acordo com a quantidade de semanas que deseja usar durante o ano, e essas frações são suas pra sempre!

As frações fazem parte do seu patrimônio, podendo inclusive serem herdadas pelos seus filhos, vendidas, ou disponibilizadas para locação no nosso sistema.

02) Quanto custa uma cota?

O valor das frações depende do apartamento e do empreendimento que você optar.

O ideal é que você converse com consultores, dessa forma, eles irão te apresentar todos os valores e pacotes disponíveis.

03) E se eu não quiser utilizar minhas semanas?

Caso o proprietário não queira utilizar suas semanas, ele pode colocá-las para locação, emprestar para alguém ou trocar por créditos de viagem na intercambiadora parceira do empreendimento.

04) Tenho que pagar taxa de condomínio?

Ao ser dono de uma propriedade, é notório de que o dono é responsável por suas despesas, como manutenção e cuidado…

Portanto, a resposta é sim! Uma vez que o imóvel tem suas despesas normais.

Entretanto, a multipropriedade tem a vantagem de a taxa ser proporcional ao tempo que o proprietário a utiliza. Sendo assim, mais econômica e vantajosa.

04) Tenho direito de arrependimento?

Nesse caso, temos duas situações:

  1. Caso a compra tenha sido feita no local onde o empreendimento está registrado, não existe direito de arrependimento dentro do prazo de 7 dias;
  2. Agora, caso o local onde tenha sido assinado o contrato não é o mesmo do empreendimento, existe direito ao arrependimento.

05) Devo declarar minha cota imobiliária no imposto de renda?

A cota deve ser sim declarada, como qualquer bem tangível ou intangível.

Essas frações são vitalícias, como qualquer outro bem que compõe o seu patrimônio, com escritura e registro imobiliário.

Procure um contador de sua confiança.

Por que as pessoas falam que cotas não valem a pena?

É comum encontrarmos relatos de pessoas que adquiriram alguma cota imobiliária e se arrependeram, alegando inclusive que tal compra não valeu a pena. Porém, é necessário olhar para o motivo que levou a realizar tal compra: a emoção.

Ao adquirir qualquer bem, como um carro, por exemplo, você NUNCA deve levar em conta a emoção, ou seja, apenas querer não é o suficiente.

Nessa publicação, listamos diversos motivos que valem a pena adquirir uma cota imobiliária, mas quem vai ter a decisão final é você.

Por outro lado, existem diversas pessoas que estão super satisfeitas com a compra e pensam em adquirir também novas cotas, em outros locais do país. Sabe qual a diferença?

Essas pessoas olharam para as suas finanças, sabem exatamente como querem passar suas próximas férias com a sua família ou até mesmo viram essas compras como uma forma de investir no futuro.

Normalmente, o que vemos também são sites especializados em investimentos dizer que cotas imobiliárias são péssimos investimentos. Vale lembrar que, como citamos nesse artigo, as cotas imobiliárias não são consideradas investimentos.

Porém, vale lembrar que é comum ver muitas pessoas comprando imóveis com objetivo de ter uma renda extra por meio de aluguéis. Existem prós e contras nisso, assim como qualquer compra, mas não entraremos nesse mérito aqui.

E assim como existem prós e contras em qualquer investimento, há prós e contras também com as cotas imobiliárias. E claro, a compra levada na emoção é um dos contras. Não só para cotas imobiliárias, mas para qualquer produto ou serviço que você irá adquirir.

01) Atraso na entrega do empreendimento

Sim, atrasos existem e é necessário entender os motivos. Por exemplo, o ano de 2020 foi um ano extremamente atípico, onde materiais de construção ficaram escassos no mercado, como você pode ler em detalhes na notícia que separamos.

02) Cobranças indevidas de taxas

Esse motivo está ligeiramente ligado com tomar decisões na base da emoção e não da razão. Ao assinar qualquer contrato, é seu dever como consumidor averiguar todas as taxas e cobranças que aquela compra pode gerar.

E é seu direito como consumidor saber quais taxas serão essas, de preferência descritas em contrato.

Conclusão

A cota imobiliária é uma oportunidade que você precisava para adquirir um imóvel de luxo em algum ponto turístico do país. 

Além das possibilidades de lazer para você e sua família, essa é uma forma de investir em algo que a cada ano que passa é ainda mais valorizado. 

Outra grande oportunidade é a rentabilização por meio do aluguel do imóvel, quando você não puder ocupá-lo no tempo que ele estiver liberado para você.

Agora que você já sabe como funciona o sistema de cotas imobiliárias, quais as vantagens de adquirir uma e como fazer para não ter problemas, é hora de escolher a sua. 

Não perca mais tempo, e entre em contato com a 2Share, nós temos o que você precisa.

Conheça mais sobre os nossos produtos de multipropriedade e se encante com os próximos destinos das suas férias!

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

1 comentário