Blog 2Share

O que significa diária de hotel e como funciona?

sino de recepcao de hotel

Ficar em um hotel pode ser uma das melhores experiências que você pode ter. Para obter tudo isso de sua viagem, é importante saber como funcionam os preços e o que significam as tarifas diárias.

Quando se trata de diárias, muitas pessoas têm dúvidas. Afinal de contas, como funciona uma diária de um albergue ou hotel?

Quais são as regras para estes tipos de preços e horários? E ainda, existe algum tipo de lei que define essas regras?

Por isso, escrevemos esse artigo para você ter mais informações sobre os sistemas de acomodação!

O que significa diária de hotel?

Diária de hotel é uma modalidade de hospedagem usada pelos hotéis para cobrar de acordo com a sua estadia.

Ao contrário do que muitas pessoas acham, uma diária não dura 24 horas, mas sim um período específico que pode durar de 12 a 20 horas.

planejando viagem diaria de hotel

Como funciona uma diária de pousada ou hotel?

A diária é uma unidade de estadia que um hotel cobra por cada dia. Isso significa que o número e a duração das estadias mudará dependendo de quanto tempo você ficará no estabelecimento.

Com esses horários de rotina do hotel permitem que eles mantenham um horário regular de limpeza, além de otimizar o trabalho para sua equipe.

Afinal, a equipe não perde tempo em espera; eles são capazes de fornecer um serviço consistente que os visitantes esperam.

A tarifa diária de um hotel normalmente inclui acomodação, mas é apenas isso. Existem outros tipos de pacotes – como as que estão inclusas café da manhã, almoço e jantar. Vale lembrar que isso varia dependendo de cada tipo/categoria de lugar que podemos reservar.

Qual a duração de uma diária?

A resposta para a pergunta “quanto dura uma hospedagem de hotel?” é “depende”.

Se um hóspede sair do hotel após as 12h, ele será cobrado por mais um dia. Isto porque é considerada uma outra “diária”, ou seja, após esse horário já é considerada outra diária.

Em alguns hotéis, as tarifas diárias começam e terminam ao meio-dia; em outros, elas acontecem mais cedo. Cada estabelecimento tem suas próprias regras de como isso vai funcionar – mas alguns cobram uma taxa de 24 horas mesmo que o hóspede fique menos tempo no local.

O importante é você se informar sobre as horas de check-out e check-in do hotel que está indo.

Até que horas posso ficar no hotel?

Muitas vezes quando você termina a sua diária no hotel, pode parecer que é melhor sair imediatamente.

Para aqueles que precisam ficar no hotel devido a horários de voo ou qualquer outro motivo, é possível utilizar áreas comuns. Lugares como bares e restaurantes são espaços onde este tipo de acesso também é gratuito, sem limite de tempo de estadia.

Existe lei sobre diárias de hotel? 

Existe uma lei que especifica a questão da hospedagem e os serviços relacionados a ela.

A Lei Federal 11.771/2008, conhecida como a Lei Geral do Turismo, regulamentada pelo Decreto nº 7.381/2010, prevê em seu Art. 23, que:

Art. 23.  Consideram-se meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de freqüência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

§ 1o  Os empreendimentos ou estabelecimentos de hospedagem que exploram ou administram, em condomínios residenciais, a prestação de serviços de hospedagem em unidades mobiliadas e equipadas, bem como outros serviços oferecidos a hóspedes, estão sujeitos ao cadastro de que trata esta Lei e ao seu regulamento.

§ 2o  Considera-se prestação de serviços de hospedagem em tempo compartilhado a administração de intercâmbio, entendida como organização e permuta de períodos de ocupação entre cessionários de unidades habitacionais de distintos meios de hospedagem.

§ 3o  Não descaracteriza a prestação de serviços de hospedagem a divisão do empreendimento em unidades hoteleiras, assim entendida a atribuição de natureza jurídica autônoma às unidades habitacionais que o compõem, sob titularidade de diversas pessoas, desde que sua destinação funcional seja apenas e exclusivamente a de meio de hospedagem.

§ 4o  Entende-se por diária o preço de hospedagem correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, no período de 24 (vinte e quatro) horas, compreendido nos horários fixados para entrada e saída de hóspedes.

Conheça outros termos da hotelaria

Se você está planejando uma viagem, é importante saber como são os principais termos na indústria hoteleira.

Check-out

O check-out é o momento final no qual você pode sair de um hotel. Com isso, os hóspedes pagam qualquer débito e terminam sua estadia no estabelecimento com a tranquilidade de terem feito tudo o que era necessário para encerrarem a hospedagem, satisfeitos. .

Check-in

O check-in é a etapa mais importante de uma estadia em hotel. O viajante deve garantir que todos os dados de reserva e documentos de identidade estejam de acordo com o que foi fornecido antes da entrada em seu quarto.

Uma coisa digna de nota: muitos hotéis hoje em dia exigem que você reserve seu espaço o mais cedo possível – às vezes até mesmo meses.

Day Use

Day Use é uma forma popular de pagamento para hotéis que oferecem várias atrações, como piscinas e parques aquáticos. 

Nessa modalidade, o hóspede pode usar essas instalações por períodos pré estabelecidos, que variam de 09 a 12 horas.

No Show 

Um não comparecimento é quando um hóspede faz a reserva mas não aparece no seu hotel no dia do check in. 

É importante que você comunique o hotel com antecedência, especialmente porque alguns hotéis são flexíveis com cancelamentos feitos dentro de 24 horas antes da chegada.

All inclusive

De forma geral, o all inclusive significa férias com tudo incluído e pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e tempo. 

All Inclusive significa literalmente “tudo incluso”. Significa que há tudo incluído no preço da acomodação, desde bebidas e comidas – e geralmente em um excelente custo-benefício, especialmente se você estiver viajando como família!

exemplo de uso de all inclusive com bebidas e comida inclusas

Room Service

O serviço de quarto é um serviço valioso para os viajantes que querem evitar o incômodo de sair de seus quartos.

Na maioria dos hotéis, essa opção custa uma taxa adicional, por isso é importante que você saiba o que seu hotel cobra, antes de usar os pedidos de serviço de quarto.

Já ouviu falar em multipropriedade?

A multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração do imóvel.

Diferente do time-share, a fração desse imóvel é sua para sempre! Você poderá vendê-la, alugar ou até mesmo emprestar para alguém.

Você tem o direito de usufruir do local, com total exclusividade e sem intervenção dos outros proprietários.

A vantagem desse tipo de negócio é ter uma local para passar suas férias e todos os custos são divididos.

No ato da compra, você escolhe a semana que será usufruída. E claro, quando for tirar as suas féria, poderá trocar por outras semanas, caso estejam disponíveis.

principais beneficios de multipropriedade

E se você nunca mais pagasse por diária de hotel?

Se você é do tipo de pessoa que viaja muito, você sabia que poderá economizar com hospedagem de hotel?

Para isso, você compra (por um preço acessível) parte de um hotel ou resort de luxo, transformando em sua segunda casa ou, se preferir, na sua casa de férias.

Falamos anteriormente sobre a multipropriedade, onde um imóvel é fracionado e é compartilhado com vários proprietários

Afinal, passar seus dias em hotéis pode ser uma ótima escolha, mas saber que você está economizando é algo que poderá deixar você mais confortável em relação aos gastos da viagem.

E não se preocupe em visitar todos os anos o mesmo local: você poderá trocar as semanas que possui por meio da RCI viagens. Já pensou em visitar várias partes do mundo? Com a sua fração imobiliária, é possível!

Aqui na 2Share comercializamos vários produtos dentro do modelo de multipropriedade. Entre nas páginas dos nossos empreendimentos e descubra qual o ideal para as suas próximas férias em família!

fracao de resort por que comprar

Conclusão

Se você está procurando um hotel, nós fornecemos algumas dicas úteis para garantir que sua estadia seja a mais confortável e agradável possível. 

Certifique-se de que o preço se adapte às suas necessidades; se é obter o que você precisa a um preço acessível ou se você está hospedado em acomodações de luxo com todas as comodidades. 

Esperamos que estas sugestões ajudem a tornar sua próxima viagem ainda mais relaxante e divertida! 

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário