Blog 2Share

Dicas de livros sobre franquias

pexels photo 207662

Conhecimento é um dos pilares que sustentam a 2Share, e essa não é uma novidade. Buscamos aprender mais a cada dia com nossos erros e acertos, mas também com a troca de experiências com nossos colaboradores e clientes. E essa é uma característica marcante em nossos colaboradores.

O universo de franchising produz muito conteúdo de qualidade, e é possível acessá-los a partir de uma pesquisa no Google, mas hoje vamos falar de uma fonte específica de conhecimento.

Além dos aprendizados que temos na prática do dia a dia e de materiais encontrados na internet, é possível (e necessário) que busquemos conhecimento em outras fontes, como bons livros.

E é sobre isso que vamos falar hoje: sugestões de livros que vão auxiliar você, franqueado, a se desenvolver ainda mais profissionalmente. E não estamos falando apenas com franqueados 2Share, viu? 

A lista abrange qualquer um que queira aprender mais sobre o universo das franquias. Vamos juntos aprender mais?

1. Parcerias lucrativas

Autor: Greg Nathan

É um dos livros mais indicados para quem está em momento de consideração de uma franquia e para quem já possui alguma. 

O conteúdo aborda práticas que podem levar a relação entre franqueadores e franqueados a ser mais harmônica e eficiente. E uma das chaves abordadas por ele é a boa comunicação. 

Se você quer começar a aprender ou desenvolver um pouco mais sobre o assunto, essa é uma dica de ouro.

2. Marketing para franquias

Autores: Filomena Garcia e Denis Santini

É difícil falar em sucesso sem pensar e falar em marketing. A segunda sugestão é, portanto, um livro que foca nesta área da empresa.

O livro traz dicas de boas práticas de marketing, comunicação, campanhas e muito mais. E isso tudo abordando tanto o lado do franqueado, como do franqueador.

Diversos nomes fortes e atuantes no universo de franquias, como Marcelo Cherto e Christina Carvalho, fazem recomendação deste livro como um manual para todos que têm ligação com franquias.

Em todas as referências, é descrito como um trabalho sério, competitivo, escrito por quem entende do modelo de negócios. Então, não perca tempo para procurar o seu.

3. Teoria e Prática do Franchising: Estratégias e Organização de Redes de Franquia

Autores: Paulo Azevedo e Vivian Silva

Este é um livro voltado para uma abordagem mais técnica no modelo de franquias. É um olhar crítico para as áreas econômica e gerencial dos contratos firmados.

Há uma preocupação por parte dos autores de falar sobre as formas de proteção da marca franqueadora – fator que pode ser negligenciado nos acordos que são fechados entre franqueado e franqueador.

O público para o qual foi escrito são os adeptos do franchising e também os curiosos acerca deste modelo organizacional, caracterizado como um modelo em ascensão.

4. Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização

Autores: Pedro Melo e Tales Andreassi

A indicação deste livro vem carregada de exemplos práticos que despertam a curiosidade de todos os leitores.

Melo e Andreassi exploram casos de redes de franquias brasileiras, dando margem à grande inspiração dos que desejam aprender mais sobre este universo.

Nomes famosos como O Boticário, Mundo Verde, Contém 1g e Chilli Beans aparecem neste livro, e ainda muitos outros. São vários especialistas do modelo de negócios reunidos em diferentes casos de sucesso.

Há uma explanação de temas como empreendedorismo, estratégias de gestão e inovação feita por profissionais com experiência no mercado e ampla vivência no assunto.

Aos que querem ampliar suas redes e aprender com exemplos de sucesso, este é um livro de grande utilidade. Mas não pára por aí: os que estão ingressando agora e os que já estão no mercado há mais tempo também encontrarão neste livro uma fonte de inspiração.

5. O Fator E

Autor: Greg Nathan

Aparece em quase todas as listas de indicações para quem faz parte do universo do franchising. O autor é o mesmo que escreveu Parcerias Lucrativas, a indicação número 01 deste artigo.

Greg Nathan vai falar de sua teoria sobre seis estágios da relação entre franqueado e franqueador: Satisfação, Taxas, Eu, Autonomia, Entendimento e Nós.

O autor, que também é psicólogo, reúne ensinamentos teóricos e práticos de sua experiência profissional e fala sobre a importância de se estabelecer relações bem sucedidas em seus negócios.

Conclusão

Finalizamos a conversa de hoje lembrando que existem inúmeros exemplares que falam sobre franquias – direcionados à franqueadores, franqueados ou até aos dois. 

Seja em qual estágio você estiver, sendo um curioso do modelo de negócios ou um executivo de ampla experiência, a leitura de bons livros é sempre recomendada. Afinal, ninguém é tão experiente que não possa aprender algo novo.

Espero que a lista de livros sugerida acima possa ser útil para o seu conhecimento a respeito de franquias, estratégias e negócios de sucesso. 

E se você quiser saber mais sobre as franquias 2Share, você também está no lugar certo!

Basta entrar em contato conosco e ficaremos muito felizes em explicar para você tudo o que é necessário para se tornar um franqueado 2Share e trabalhar com marcas consolidadas e de sucesso!

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário