Quando pensamos em viagem, uma das primeiras dúvidas que vêm à mente é: “quanto vai custar?”. E hoje nós vamos deixar algumas dicas sobre como fazer para que suas viagens saiam mais baratas. E se você está lendo este artigo, já posso adiantar que o primeiro passo você já realizou.
1. Pesquise e planeje
O fato de você estar aqui mostra que você se preocupa com o planejamento da viagem e que quer otimizar seu tempo e seus recursos.
Para isso, é fundamental pesquisar sobre o local, ler os guias disponíveis de passeios e atrações, estudar quanto tempo é necessário para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, dentre muitas outras coisas.
Coloque no papel (ou em uma planilha ou documento digital) quantos dias você poderá disponibilizar para a viagem, quais passeios você não pode perder, as atrações que se encaixam para o seu objetivo (viagem de casal, viagem com amigos, viagem com crianças, etc), e todos os itens de seu interesse.
A internet hoje é um espaço riquíssimo em informações, e você pode acessá-las com muita facilidade e rapidez. Não perca tempo!
2. Faça orçamentos e antecipe reservas
Muitas pessoas chegam em seus destinos sem ao menos saber quanto custa, em média, cada passeio ou atração. Esse é um erro que pode custar muito caro para o bolso dos viajantes.
Hoje existem diversas promoções, descontos com pagamento antecipado e muitas outras ofertas para quem vai viajar.
O item número 01 mostrou a importância da pesquisa e planejamento, mas você pode economizar, e muito, antecipando também as suas reservas.
Saiba quanto você está disposto a gastar em toda a viagem e mergulhe nos orçamentos para hotéis, passagens aéreas, aluguel de carro e atrações disponíveis no seu destino.
Não deixe para ser surpreendido quando a conta chegar!
3. Faça roteiros inteligentes
Já esteve ou viu alguém naquela situação de querer abraçar o mundo em uma única viagem? Então, este é mais um equívoco que pode deixar a viagem muito mais cara.
Um dos segredos mais importantes na hora de viajar é ter um roteiro bem definido, abrangendo seus pontos principais e otimizando as rotas.
Antes de começar, defina o que é imprescindível e o que pode ser deixado de lado, e depois inicie a programação inteligente do seu roteiro.
É muito comum algumas pessoas deixarem para decidir tudo em cima da hora, quando já estão no local, mas esse é um risco que não vale a pena correr.
Sabendo por onde você deve passar em cada um dos dias de viagem, você pode:
- Escolher pontos que ficam próximos para visitar em um mesmo dia;
- Definir sua hospedagem com base nos locais planejados para visitação;
- Programar melhor o aluguel de carro ou transfer de um local para o outro;
- Definir quanto será gasto em alimentação, com base nos programas previstos para cada local visitado;
- Conhecer mais locais, visto que seu roteiro estará otimizado.
4. Evite alta temporada
Além dos meses de férias escolares (janeiro e julho), alguns locais possuem maior movimentação em algum outro período – e é importante ficar de olho nisso quando for programar a sua viagem.
Períodos de alta temporada são mais caros, pois a demanda é muito maior. A maior procura por passagens, hotéis, aluguel de carro ou casa, passeios locais e muitos outros itens leva ao aumento de preço.
Você pode acabar caindo na cilada de pagar até o dobro do valor encontrado em baixa temporada, dependendo do destino escolhido.
Então se você é daqueles que pode escolher qualquer período do ano, recomendamos que você escolha a baixa temporada para visitar os locais desejados!
5. Dica especial
Dependendo do local que você estiver visitando e do estilo de viagem que você planeja, uma dica que pode ser muito útil para o bolso é: procure utilizar transportes públicos.
Muitas vezes é inviável para o grupo viajante incluir aluguel de um carro ou se deslocar apenas por táxi, por exemplo.
Em muitos destinos é possível realizar o deslocamento por meio de transportes públicos, levando seu orçamento para um patamar mais acessível.
É claro que nem sempre esse é o estilo de viagem programado, mas pode ajudar bastante na economia e às vezes até permitir que outras atividades sejam incluídas com o valor que antes seria destinado a um transporte mais caro.
Não deixe de avaliar essa possibilidade antes de fechar valores altos de transporte.
Você busca férias inteligentes? Nós podemos te ajudar nessa missão!
Entre em contato e conheça tudo sobre as frações imobiliárias. Você vai se surpreender com o quanto é possível viajar pagando menos!
1 comentário