Sabemos que o mercado é desafiador e constantemente apresenta algumas dificuldades ao negócio. E para evitar que situações se agravem, você deve ter uma boa gestão de crise.
Mas o que é? São estratégias e planos elaborados para que a empresa tenha ações definidas para diferentes cenários, inclusive para prevenir situações mais críticas.
Neste artigo vamos falar de três preciosas dicas para contornar os desafios do mercado e ajudar você a reduzir os prejuízos de uma crise.
E o que pode gerar uma crise? Há estudos, como no livro Gerenciando a crise de Richard Luecke, que destacam alguns motivos. Aqui, citamos alguns:
- Fatores naturais
- Acidentes
- Falhas no serviço ou nos produtos
- Forças econômicas / Interferência do mercado
- Desastres de saúde, como o coronavírus
- Fraudes por parte dos colaboradores
- E muitos outros.

1. Preocupe-se com o planejamento
É correto afirmar que um bom planejamento reduz as chances de crises, especialmente as que agravam e potencializam os danos à reputação da empresa e também financeiros.
Com um bom planejamento, os colaboradores têm orientação acerca de como agir em situações delicadas e podem tomar decisões rápidas para evitar que os danos se espalhem.
Sendo assim, você dará boas instruções aos funcionários e muitas vezes poderá até evitar que o problema cresça e tome proporções irreversíveis.
Portanto, a primeira dica é que você planeje cenários e ações para que, em casos de crise, sua equipe tenha rápidas reações e resoluções.
2. Mantenha a comunicação com o público
Se você acha que o melhor jeito de contornar uma situação crítica é se escondendo da mídia e do seu público, certamente este pensamento é errado.
Quanto mais a empresa evita o contato, maior a possibilidade de que notícias falsas se espalhem e tornem os danos ainda maiores.
Em segundo lugar, então, deixo como dica que você mantenha a comunicação com o público para uma boa gestão de crise.
Tenha uma equipe preparada, bem orientada e treinada para que, numa eventual crise, ela consiga agir de forma rápida e precisa, comunicando-se com o público e mostrando o lado da empresa.
Toda marca está vulnerável a situações imprevisíveis, mas nem todas estão preparadas para evitar que os problemas se alastrem.
Por isso, deixe sua equipe preparada para conversar de maneira equilibrada, coerente e explicar o que está acontecendo ao público.
Não espere notícias falsas, incompletas ou incoerentes por parte dos que querem prejudicar a marca ou ganhar em cima do sensacionalismo.
Então, garanta a possibilidade de resposta por parte da sua marca – certamente você sairá ganhando, ou pelo menos reduzindo os prejuízos.
3. Aprenda com a crise e tire lições
Vivenciar a experiência de um erro ou contorná-lo só vale a pena quando você tira lições do que aconteceu.
E, por isso, a terceira dica é que você tire lições e aperfeiçoe o processo após uma situação crítica.
Veja onde você pode ter errado ou acertado, faça medições dos danos evitados ou vivenciados e, após isso, aprenda com a crise.
Uma gestão de crise inteligente para pelo processo de ação, melhoria, registro de aprendizados e consequente atualização dos planos de ação.
Ter uma boa gestão de crise pode salvar a sua empresa
Com certeza você conhece alguma empresa que não conseguiu se recuperar dos danos financeiros ou de reputação causados por uma crise. E você não quer seguir esse exemplo.
Diante disso, planeje, instrua sua equipe e tire lições de cada situação vivida. Esses são três passos básicos para que você possa contornar uma crise e sair de complicações com menores prejuízos.
E se você ainda quiser ver mais dicas, consultar mais artigos e ficar sempre por dentro de atualizações do mercado, consulte nossas redes sociais e o blog 2Share.
Deixar um comentário