Blog 2Share

Gestão de Crise: 03 Dicas para contornar desafios do mercado

mão parando a queda em sequência de palitos enfileirados - representação de uma gestão de crise, onde limitam-se os danos

Sabemos que o mercado é desafiador e constantemente apresenta algumas dificuldades ao negócio. E para evitar que situações se agravem, você deve ter uma boa gestão de crise.

Mas o que é? São estratégias e planos elaborados para que a empresa tenha ações definidas para diferentes cenários, inclusive para prevenir situações mais críticas.

Neste artigo vamos falar de três preciosas dicas para contornar os desafios do mercado e ajudar você a reduzir os prejuízos de uma crise.

E o que pode gerar uma crise? Há estudos, como no livro Gerenciando a crise de Richard Luecke, que destacam alguns motivos. Aqui, citamos alguns:

  • Fatores naturais
  • Acidentes
  • Falhas no serviço ou nos produtos
  • Forças econômicas / Interferência do mercado
  • Desastres de saúde, como o coronavírus
  • Fraudes por parte dos colaboradores
  • E muitos outros.
Pessoa analisando números para evitar uma possível crise.
Veja três dicas para uma boa gestão de crise

1. Preocupe-se com o planejamento

É correto afirmar que um bom planejamento reduz as chances de crises, especialmente as que agravam e potencializam os danos à reputação da empresa e também financeiros.

Com um bom planejamento, os colaboradores têm orientação acerca de como agir em situações delicadas e podem tomar decisões rápidas para evitar que os danos se espalhem.

Sendo assim, você dará boas instruções aos funcionários e muitas vezes poderá até evitar que o problema cresça e tome proporções irreversíveis.

Portanto, a primeira dica é que você planeje cenários e ações para que, em casos de crise, sua equipe tenha rápidas reações e resoluções.

2. Mantenha a comunicação com o público

Se você acha que o melhor jeito de contornar uma situação crítica é se escondendo da mídia e do seu público, certamente este pensamento é errado.

Quanto mais a empresa evita o contato, maior a possibilidade de que notícias falsas se espalhem e tornem os danos ainda maiores.

Em segundo lugar, então, deixo como dica que você mantenha a comunicação com o público para uma boa gestão de crise.

Tenha uma equipe preparada, bem orientada e treinada para que, numa eventual crise, ela consiga agir de forma rápida e precisa, comunicando-se com o público e mostrando o lado da empresa.

Toda marca está vulnerável a situações imprevisíveis, mas nem todas estão preparadas para evitar que os problemas se alastrem. 

Por isso, deixe sua equipe preparada para conversar de maneira equilibrada, coerente e explicar o que está acontecendo ao público.

Não espere notícias falsas, incompletas ou incoerentes por parte dos que querem prejudicar a marca ou ganhar em cima do sensacionalismo. 

Então, garanta a possibilidade de resposta por parte da sua marca – certamente você sairá ganhando, ou pelo menos reduzindo os prejuízos.

3. Aprenda com a crise e tire lições

Vivenciar a experiência de um erro ou contorná-lo só vale a pena quando você tira lições do que aconteceu.

E, por isso, a terceira dica é que você tire lições e aperfeiçoe o processo após uma situação crítica.

Veja onde você pode ter errado ou acertado, faça medições dos danos  evitados ou vivenciados e, após isso, aprenda com a crise.

Uma gestão de crise inteligente para pelo processo de ação, melhoria, registro de aprendizados e consequente atualização dos planos de ação.

Ter uma boa gestão de crise pode salvar a sua empresa

Com certeza você conhece alguma empresa que não conseguiu se recuperar dos danos financeiros ou de reputação causados por uma crise. E você não quer seguir esse exemplo.

Diante disso, planeje, instrua sua equipe e tire lições de cada situação vivida. Esses são três passos básicos para que você possa contornar uma crise e sair de complicações com menores prejuízos.

E se você ainda quiser ver mais dicas, consultar mais artigos e ficar sempre por dentro de atualizações do mercado, consulte nossas redes sociais e o blog 2Share.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário