Blog 2Share

Economia compartilhada: descubra exemplos de negócios

netflix economia compartilhada

A economia compartilhada possui muitos negócios que já estão no nosso cotidiano e alguns deles já são parte fundamental em nossas vidas. A ideia de “ter acesso” ao invés de apenas possuir é cada vez mais forte em um mundo onde a sustentabilidade ganha voz.

Vamos mostrar aqui alguns negócios que provavelmente você já conhece e outros novos que estão neste universo de inovação. Que tal começar a explorar essas empresas?

O que é economia compartilhada?

A economia compartilhada é um movimento que vai contra ao sistema de consumo exagerado. 

O consumidor não terá a posse de um bem, mas paga para ter acesso a ele. Essa tendência tem o objetivo de fazer o consumidor ter acesso a mais produtos e serviços sem necessariamente comprar. 

Assim, garante certa economia por parte do consumidor e a escalabilidade do negócio por parte da empresa, já que mais pessoas terão acesso.

Exemplos de nichos na economia compartilhada

Não existe somente uma área que você pode ver a economia compartilhada dando certo. Afinal, esse sistema pode ser aplicado em vários setores. Veja abaixo alguns exemplos:

01) Turismo e viagens

O novo turismo participa da economia compartilhada. Com as ferramentas tecnológicas, é possível ter um controle maior e de gestão das plataformas. Com isso, as pessoas conseguem viajar de uma forma mais econômica.

02) Transporte e carona

Antigamente, os táxis eram o único meio de transporte de veículos pequenos. Hoje em dia, é possível pagar menos para andar de maneira mais confortável.

03) Alimentação

Atualmente, existem vários aplicativos para entrega de refeições e outros tipos de lanches. Além de ser uma forma mais acessível de se consumir alimentos, é uma ferramenta que gera muitos empregos.

04) Escritório

O coworking é um escritório compartilhado, onde diversos empreendedores dividem o mesmo espaço para tratar de negócios.

Empresas na economia compartilhada

Agora que você já sabe quais os nichos atuam na economia compartilhada, veja alguns exemplos de empresas:

DogHero

Essa é uma plataforma que faz conexões entre cuidadores e donos de animais que não querem deixar seus pets em casa sozinhos. Quando você viajar, por exemplo, não precisa mais deixar o seu pet em casa, sem ninguém para cuidar.

Yellow

Empresa como a 99Táxis, mas para compartilhamento de bicicletas, com atuação em 13 capitais do Brasil.

Enjoei

Um marketplace onde as pessoas podem compartilhar seus objetos que desejam desapegar.

MoObie

A empresa promove compartilhamento de carros entre os proprietários e locadores para ter cidades mais sustentáveis. Sabe aquele seu carro que fica parado na garagem? Você pode alugar para alguém.

Tem Açúcar?

Lembra que a sua avó contava que batia na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar emprestada? Assim nasceu o Tem Açúcar. O aplicativo visa o empréstimo de objetos entre vizinhos, proporcionando uma economia de boa relação.

Rentbrella

Se você mora em São Paulo, agora é possível pegar um guarda-chuva emprestado e devolver no outro dia. Em um dia chuvoso, o desespero de comprar uma sombrinha pode ser deixado de lado.

Netflix e Amazon

Sistema de streaming de compartilhamento de filmes e séries. Uma forma de todos terem acesso a conteúdos de boa qualidade sem precisar pagar por uma TV por assinatura cara ou até mesmo comprar DVDs.

2Share

Tenha acesso a resorts magníficos e hotéis com experiências inesquecíveis adquirindo uma fração imobiliária da 2Share. Seja dono de uma parte do imóvel, monetize com aluguéis ou até mesmo deixe para os seus filhos.

Conclusão

Viu como a economia compartilhada pode melhorar o seu negócio e a sua vida também?

Com certeza você já faz uso de algum produto ou serviço que se baseia nesse modelo econômico.

Que tal inserir as suas férias também nessa forma econômica? Saiba mais como tornar suas férias inesquecíveis com o sistema de multipropriedade 2Share.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário