Blog 2Share

O que é economia compartilhada?

economia compartilhada

Você sabe o que é economia compartilhada? Apesar de ser um termo recente, essa prática já acontece há algum tempo: locadoras de vídeo-cassete e DVDs já faziam isso, e muito bem. 

Em resumo, a economia compartilhada é uma maneira eficaz de girar o mundo dos negócios de uma forma inovadora.

Atualmente, iniciativas como Netflix, Uber, Airbnb são um sucesso e têm essa forma econômica totalmente ligada ao seu negócio. O sucesso dessas empresas vem porque entenderam que o seu foco precisava ser em proporcionar uma boa experiência com tecnologia para os seus clientes.

Neste artigo vamos falar mais de economia compartilhada para que você entenda melhor o assunto. Continue acompanhando e tenha uma boa leitura!

Como a economia compartilhada funciona?

A economia compartilhada possui três opções de sistema. São eles:

Mercados de redistribuição: o modelo consiste em remanejar itens de onde não estão sendo usados para os locais onde eles são necessários. Um exemplo é o brechó, com venda e troca de produtos de segunda mão. Ou seja, baseia-se no princípio de reusar, reciclar e redistribuir;

Estilo de vida colaborativo: reunir uma comunidade para compartilhar bens, serviços, espaços ou, até mesmo, o próprio tempo. Um exemplo são os escritórios de coworking, onde profissionais diferentes compartilham o mesmo espaço;

Sistema de acesso a produtos e serviços: nesse modelo a pessoa paga para ter acesso a um produto ou serviço por um determinado período. Portanto, o cliente opta pelo aluguel de um produto ou serviço. Por exemplo, a Amazon Prime, Netflix e os empreendimentos de multipropriedade da 2Share.

Como a economia compartilhada afeta o mundo dos negócios?

De acordo com a Price Water House Coopers, PWC, até 2025 a economia compartilhada vai movimentar até US$ 335 milhões. Ainda segundo a PWC, ela pode contribuir com mais de 30% do PIB do setor de serviços do Brasil. 

Portanto, é uma oportunidade que não pode ser ignorada, tanto para quem deseja investir em novos negócios quanto para quem deseja aproveitá-los como consumidor.

Veja como a economia compartilhada pode beneficiar o seu negócio:

  • Ajuda você a conectar com as pessoas certas;
  • Lucrar com aquilo que o seu negócio já tem;
  • Tem a chance de expandir o seu negócio;
  • Proporcionar melhores experiências e passar mais confiança para os seus clientes.

Em resumo, o seu negócio, dentro do modelo de economia compartilhada, se torna muito mais escalável e acessível. 

Um exemplo disso é a Uber: imagine se a empresa fosse comprar todas as frotas ao redor do mundo para começar as suas operações? 

Benefícios da economia compartilhada

A economia compartilhada, além de benéfica para quem investe, possui também diversos benefícios para os consumidores:

01) Democratização do acesso aos bens e serviços

Muitas pessoas passaram a ter acessos a serviços que antes eram muito caros. Portanto, a economia compartilhada gera democratização e proporciona maior igualdade econômica.

02) Redução dos impactos negativos ao meio ambiente

Um dos grandes benefícios desse tipo de economia é a redução significativa do impacto ambiental causada pela humanidade. Afinal, quando algo é compartilhado não precisa adquirir novos bens.

03) Incentivo de consumo sustentável

O consumo sustentável evita o desperdício, afinal, outros bens são reutilizados por outras pessoas. Portanto, eletrodomésticos, roupas, veículos, apartamentos e outros produtos podem ter seu uso otimizado.

04) Melhora da qualidade de produtos e serviços

Quem pensa em ter um negócio com uma economia compartilhada, pensa em proporcionar melhores experiências ao seu cliente. Afinal, a pessoa vai pagar para alugar algo e precisa ter benefícios. Por isso, a tendência é que os produtos ou serviços sejam de alta qualidade para que haja a fidelização do consumidor.

Conclusão

Viu como a economia compartilhada pode melhorar o seu negócio e a sua vida também? Com certeza você já faz uso de algum produto ou serviço que se baseia nesse modelo econômico. 

Que tal inserir as suas férias também nessa forma econômica? Saiba mais como tornar suas férias inesquecíveis com o sistema de multipropriedade 2Share.

Compartilhe essa informação.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

1 comentário