As pessoas com perfil empreendedor estão sempre em busca de novos negócios e oportunidades. Hoje vamos responder: o modelo de franquia é um bom negócio?
Empreendedores são constantemente inquietos quando o assunto é inovação e trabalho, e quase sempre estão de olho nas diferentes opções que o mercado oferece.
Então vamos falar um pouco sobre o modelo de negócios de franquias, e você que é empreendedor pode tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Como funcionam as franquias?
Primeiramente, vamos falar sobre o que são franquias. Isso antes de falarmos sobre vantagens ou desvantagens do modelo.
O modelo funciona com a venda de uma licença de uso de um negócio. Mas o que está incluído nessa licença?
O franqueado que adquire tem direito de marca, know-how, direito de comercialização dos produtos ou serviços e direito à tecnologia e metodologia para implantação e gerenciamento.
Mas os franqueados adquirem também responsabilidades. O empreendedor precisa manter os padrões que são exigidos pela marca franqueadora.
Então, ao decidir por adquirir uma franquia, o franqueado assume os direitos e responsabilidades embutidos a ela, e deve manter um padrão de marca.
O relatório realizado pela Associação Brasileira de Franchising sobre o Desempenho do Franchising, referente ao 4º trimestre de 2020, traz algumas informações relevantes acerca do mercado.
Você pode ver que o setor, impactado pela pandemia global de COVID-19, mostra sinais de recuperação no último trimestre de 2020, quando comparado aos dois trimestres anteriores.

Quais são as vantagens do modelo de franquias?
Vamos falar agora sobre as vantagens de uma franquia. Para isso, destacamos 4 pontos:
- Credibilidade da marca: Iniciar um negócio com uma marca consolidada faz toda diferença. O empreendedor já começa com a bagagem que um bom nome carrega, e este é um fator muito positivo.
- Know-how: Falamos acima que o know-how é um direito adquirido junto à licença de uso do negócio. Mas o que é isso? Know-how é o conhecimento da franqueadora repassado ao franqueado. Os processos de planejamento, gestão e formas de operação, já consolidados e praticados pela marca, chegam ao franqueado para somar à sua operação no dia a dia.
- Negociação: A marca franqueadora costuma ter grande peso neste ponto, pois ao negociar produtos com fornecedores, a marca tem o diferencial de compra para várias unidades. Isso facilita e gera benefícios como custos mais baixos na aquisição de alguns produtos do dia a dia da franquia. Além disso, a padronização ganha valor aqui, quando a franqueadora auxilia ou direciona a escolha dos fornecedores.
- Suporte: O franqueado recebe suporte nas áreas técnicas, contábeis, jurídicas, tributárias e muito mais. Esse suporte dá ao empreendedor um ganho extra no fator “segurança”, pois o amparo auxilia as operações realizadas por ele.
Franquia é um bom negócio?
Os fatores apresentados acima mostram que o modelo de franquia é sim um bom negócio.
O modelo se torna uma ótima opção para o empreendedor que busca segurança, pois a franquia facilita os processos e dá peso à unidade do franqueado.
É claro que o sucesso de uma franquia depende do esforço, dedicação e muito trabalho. Mas você já pode começar com uma bagagem que é um diferencial no mercado.
Você conhece as franquias da 2Share?
Aqui na 2Share existe o modelo de Consultor Digital. Não é um modelo de franquia: é um modelo mais simples, com menos burocracias e muito mais retorno financeiro. É um modelo que te dá liberdade e autonomia para empreender de qualquer lugar do Brasil.
Aproveitar uma marca já existente e criar o seu negócio é certamente uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira empreendedora com sucesso, criando novas oportunidades e empregos
1 comentário