Neste artigo, vamos falar sobre a definição de metas para o seu negócio. Para todas as pessoas que desejam iniciar um negócio no setor imobiliário e de viagens e para as que já iniciaram sua franquia, os conceitos de Objetivos e Metas devem se tornar parte do idioma corporativo.
Aqui no nosso blog, esse tema será frequente, justamente porque acreditamos que é um assunto de grande interesse para qualquer empresa, de qualquer tamanho, e muito importante também para a administração do seu negócio de franquia.
A definição da Estratégia da empresa é fundamental para dar vida a uma ideia empreendedora. É o ponto de partida para iniciar um negócio: saber o que fazer e como agir é de fato crucial. Neste momento, também é muito importante definir os objetivos de negócios.
Por que estabelecer objetivos?
Como mencionamos no parágrafo anterior, é necessário ter uma estratégia de negócios definida. Saber com clareza qual o seu mercado-alvo e como fazer para que seus potenciais clientes cheguem até a sua empresa é, sem dúvida, a base para iniciar qualquer negócio, incluindo as franquias imobiliárias e de serviços de férias.
Mas isso não basta. Estabelecer objetivos claros para o seu negócio e para suas ações é essencial para:
- estabelecer padrões de eficiência;
- avaliar o desempenho do negócio e da equipe;
- entender, melhorar e corrigir os efeitos das decisões tomadas;
- garantir que toda a equipe esteja trabalhando com foco na direção certa.
Trabalhando para metas e objetivos em uma franquia
Saber para quem estamos prestando um serviço e como queremos fazê-lo é fundamental para a nossa empresa, mas sem objetivos, as possibilidades de crescimento ficam muito prejudicadas.
Ao definir objetivos claros e comunicá-los de uma forma eficiente para a sua equipe, você permite que cada profissional dê o seu melhor na direção certa. Assim, todos sabem exatamente qual é o ponto de chegada, e conseguem pensar em soluções e planos de ação para sair do “Ponto A” rumo ao “Ponto B”.
Objetivos SMART
Vamos começar dando um exemplo do que um alvo NÃO é:
- “Eu quero fazer o meu melhor”,
- “Quero oferecer aos meus clientes um serviço de qualidade”.
Estes são dois exemplos de objetivos não aplicáveis a uma estratégia de negócios. Por quê? Porque objetivos eficazes precisam ser passíveis de avaliação, e devem possibilitar ao negócio entender se chegou aonde pretendia, e como ir mais adiante.

Parece complicado, mas o acrônimo SMART ajuda a não esquecer de nenhum ponto importante:
- S (específico): quando definir objetivos, refira-se a algo específico, que não abra margens para dúvidas quanto ao que significa. Por exemplo, em vez de “fechar mais contratos todos os meses”, uma meta específica poderia ser “fechar 5 novos contratos por mês”.
- M (mensurável): é o objetivo que pode ser medido ou rastreado ao longo do tempo. Em vez de “enriquecer sua carteira de clientes”, você pode decidir alcançar um certo número de contatos / leads em uma data ou período específico.
- A (alcançável): o objetivo precisa ser ambicioso, mas também deve ser realizável. Assim, ele se torna estimulante, um desafio a ser vencido, mas não distante a ponto de ser irreal.
- R (relevante): o objetivo deve se referir a algo importante, que trará um impacto positivo para a empresa.
- T (tempo): ele deve também ter um prazo definido, uma data ou período, que são também importantes como incentivos para que a equipe os realize.
Como você respeita essas características? Lembre-se sempre de que os objetivos devem ser claros e concisos. Além disso, foque em poucos objetivos relevantes por vez, de forma a conseguir priorizar e alocar esforços e recursos.
Objetivos NÃO MENSURÁVEIS
Nem todos os objetivos se encaixam perfeitamente nos cinco atributos SMART. Também existem aqueles que sim, são específicos, realizáveis e definidos ao longo do tempo, mas que não são totalmente mensuráveis.
Sua definição e mensuração estão de fato ligadas ao medidor de avaliação e à experiência dos avaliados. Exemplos de objetivos desse tipo são o desenvolvimento de habilidades ou a adoção de um determinado tipo de comportamento dentro da empresa.
Geralmente, esses são objetivos qualitativos.
O método GPO
Uma vez que a estratégia da sua franquia é planejada, estabelecendo objetivos de negócios, o método GPO entra em jogo: ou seja, a gestão de pessoas por objetivos.
Três letras para definir um método de avaliação de pessoal baseado nos resultados alcançados em relação aos objetivos estabelecidos .
As principais características são:
- Clareza e compartilhamento de objetivos, mas também de critérios de avaliação: a comunicação dentro da empresa é muito importante.
- Orientação dos comportamentos individuais em relação aos objetivos: organização e treinamento são a base para fornecer à equipe as ferramentas apropriadas para executar as tarefas atribuídas.
- Monitoramento da relação entre objetivos e resultados: somente assim aspectos positivos e negativos podem ser avaliados. A partir daí, é possível fortalecer o que deu certo, e aplicar mudanças no que não funcionou conforme o desejado.
Os métodos SMART e GPO podem inicialmente parecer um sistema complexo, mas aplicá-los na prática e no dia a dia da empresa é essencial para um planejamento e gestão bem-sucedida.
Estabelecer os objetivos corretos e entender como avaliá-los é realmente a melhor maneira de saber se estão sendo feitos progressos e quais aspectos podem ser modificados e aprimorados.
E você? O que você acha do trabalho para os objetivos de negócios?
Deixar um comentário