Blog 2Share

Como está o mercado de economia compartilhada?

pessoas procurando serviços em economia compartilhada

Você sabia que a economia compartilhada está revolucionando o mundo dos negócios?

A partir do momento em que certos produtos e serviços se tornaram mais caros, as pessoas começaram a ter consciência de economia. Então, os aplicativos, plataformas digitais e startups começaram a oferecer a experiência do compartilhamento.

Vale lembrar que o conceito de compartilhamento não é tão recente assim: afinal, muitas pessoas já frequentaram uma locadora de filmes ou até mesmo de carros em busca de lazer durante o final de semana.

Aqui vamos falar mais sobre a economia compartilhada e como está o seu mercado. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema.

Como surgiu a economia compartilhada?

No meio da crise mundial de 2008, a economia compartilhada ganhou força. A primeira pessoa a utilizar o termo foi o professor Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons.

Isso porque, na época, houve uma redução expressiva do poder de compra. 

Os consumidores começaram a buscar novas alternativas para reduzir seus custos, sem perder qualidade de vida. Por isso, o compartilhamento foi uma opção aceita por todos!

Novas tendências de consumo

O compartilhamento é uma tendência que veio para ficar. Afinal, as pessoas não estão mais em busca de acúmulo de bens e serviços. Mas em usufruir deles, contribuindo para solucionar os problemas socioeconômicos e ambientais.

Os pequenos negócios estão cada vez mais em expansão, proporcionando positivas e boas experiências para os consumidores.

Alguns modelos de delivery, marketplaces ou cozinha virtual são exemplos de organizações em menor escala que proporcionam uma nova experiência e com uma economia melhorada.

Possuir coisas ou ter acesso?

Antigamente, consumir algo era sinônimo de possuir alguma coisa, fosse um produto ou serviço. 

Por exemplo, há algum tempo, para ter acesso a bons filmes era necessário pagar para ter uma TV por assinatura (que não deixa de ser uma forma da economia compartilhada), ir ao cinema ou até mesmo comprar os filmes em cassete ou, mais recente, em DVD.

Porém, hoje em dia, por um preço mais econômico e sem precisar acumular itens dentro da sua casa, você também consegue ter acesso a esse tipo de serviço.

Portanto, você não precisa possuir algo para ter acesso a alguma coisa. Pagar por uma experiência pode ser mais econômico do que comprar algo. Assim funciona a economia compartilhada.

Hoje em dia, você pode andar de bicicleta sem, necessariamente, comprar uma. Ou alugar um carro por um período. Ter acesso, sem pagar para ter o produto.

Efeitos econômicos da economia compartilhada

Segundo a pesquisa The Sharing Economy, realizada pela pWc nos EUA em 2014, 76% dos entrevistados confirmam que esse modelo econômico é muito melhor para o planeta.

E trazendo para a realidade brasileira, em pesquisa realizada em 2021 pela Consumer Choice Center coloca São Paulo e Rio de Janeiro no top 10 capitais com mais disponibilidade e acessibilidade em serviços/produtos de economia compartilhada da América Latina.

Exemplos de economia compartilhada

Abaixo, listamos alguns exemplos de economia compartilhada. Confira:

Airbnb: esse é um dos maiores exemplos de sucesso da economia compartilhada, pois a empresa conecta anfitriões a viajantes, por meio de uma plataforma que oferece casas e apartamentos para alugar por temporada;

Didi Chuxing: além de carros particulares, o aplicativo oferece opções de transportes em táxis, ônibus e bicicletas;

Blablacar: a proposta brasileira é conectar motoristas com lugares vagos a pessoas que estão precisando de carona para a mesma direção.

Esses são somente alguns exemplos de economia compartilhada, mas existem outros por aí!

Conclusão

Viu como a economia compartilhada pode melhorar o seu negócio e a sua vida também?

Com certeza você já faz uso de algum produto ou serviço que se baseia nesse modelo econômico.

Que tal inserir as suas férias também nessa forma econômica? Saiba mais como tornar suas férias inesquecíveis com o sistema de multipropriedade 2Share.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.