Blog 2Share

Planeje sua viagem!

avião de brinquedo em cima de um mapa simulando uma viagem

Há quem ame escrever roteiros, escolher destinos e organizar as férias para que tudo seja perfeito. Por outro lado, há quem prefira se jogar nas viagens sem muito programar.

Que tipo de viajante é você?

Independente da resposta, uma coisa é certa: uma viagem devidamente planejada proporciona um melhor aproveitamento de cada momento imerso nessa experiência.

Seja escolhendo destinos mais assertivos, economizando investimentos, otimizando sua bagagem, ou até mesmo facilitando o processo de reservas de hospedagem e passagem, é preciso sempre ficar de olho nos detalhes.

Mas afinal, por onde começar a planejar?

As viagens começam em nossos sonhos e desejos. Para torná-las realidade, é interessante, primeiramente, montar um checklist a fim de filtrar as infinitas possibilidades. Nessa lista, você pode estabelecer pontos como:

  1. Por quantos dias quero viajar?
  2. Qual orçamento tenho disponível?
  3. Tenho preferência por algum tipo de clima?
  4. Tenho preferência por algum continente, país, estado ou cidade?
  5. Que tipo de experiência estou buscando viver?

Dessa forma, fica mais fácil decifrar a viagem perfeita para você. Por exemplo, se você possui poucos dias para viajar e um orçamento disponível baixo, é coerente investir em destinos próximos.

Caso você, mesmo assim, possua o sonho de viajar para um lugar mais distante, é preferível que você demore um pouco mais para embarcar, enquanto economiza e planeja melhor seus investimentos e tempo.

Assim, você garante que seus dias de férias sejam livres de preocupações e te acrescentem memórias sem estresse.

Portanto, encaramos o checklist de viagem como um filtro primário para que você, agora com menos opções, considere outras questões (a serem apresentados) até encontrar seu destino perfeito.

Como encontrar o destino perfeito?

Clima tropical, cidade grande, relaxamento, ar puro, esportes radicais, cultura, praia, neve, montanhas, diversão…

Qual desses conceitos representa o que você gostaria de experienciar na sua próxima viagem? Difícil escolher só uma delas, não é mesmo?

Por isso, é importante que o destino escolhido para viajar seja coerente com o seu estilo e corresponda suas expectativas de vivências.

É preciso se atentar às experiências físicas e sensoriais que cada lugar poderá te proporcionar, como o clima, a culinária, os passeios disponíveis, a cultura, o idioma…

Busque entender o que cada lugar oferece para turistas – através de pesquisas, ouvindo feedbacks, trocando e questionando experiências.

Assim, você acaba por optar em vivenciar aquilo que te agrada e te anima, no seu ritmo, no seu tempo, de acordo com as suas limitações- caso elas existam.

Como organizar as finanças?

Viajar é um investimento. E como qualquer investimento importante, requer planejamento. É essencial balancear o valor que sua experiência requer com o seu valor disponível para investir nela.

Nessa etapa, é imprescindível manter os pés no chão, sendo realista e objetivo do início ao fim, evitando assim imprevistos e experiências frustrantes nos dias de diversão.

Evite ser surpreendido nesse assunto! Uma boa dica para organizar seu investimento é realizar todo tipo de pagamento possível logo antes de embarcar.

Seja para reservar o hotel, comprar passagens, alugar o carro e garantir passeios ou entrada para shows/eventos. Dessa maneira, você obterá um controle prévio dos seus gastos, além de disponibilizar com mais exatidão valores extras para levar consigo.

Além disso, caso a viagem seja internacional, lembre-se de se atentar às moedas estrangeiras, bem como seus valores. E, se possível, garanta-as antes de embarcar.

O que levar na mala?

É fato que a bagagem varia de acordo com o estilo de cada um.

Entretanto, é importante se atentar ao tipo de roupa que pretende levar, sempre considerando o clima e a temperatura que irá enfrentar na viagem.

Se a ideia é curtir um inverno europeu, por exemplo, nada de ocupar espaço na mala com biquinis, saias, chinelos e afins. Otimize o espaço com moletons, calças e casacos pesados.

Atente-se com os excessos e as possíveis faltas. Busque se questionar sobre a utilidade de cada item na mala.

Além disso, é essencial que durante toda a viagem você carregue consigo um documento de identificação, seja ele CNH, RG e até a Carteira de Trabalho para viajar pelo Brasil ou passaporte e visto em terras internacionais.

Como escolher a hospedagem?

Existem diversos tipos de hospedagem para se utilizar durante a viagem. A escolha depende de alguns fatores, por exemplo:

  1. A viagem é em grupo, individual ou em casal?
  2. Estou viajando com crianças?
  3. Qual o nível de investimento disposto para o hotel/casa de férias?

Assim que decidir o local, pesquise em sites confiáveis feedbacks e avaliações de ex-hóspedes.

É interessante também avaliar fotos e vídeos do imóvel, de modo que os serviços e as comodidades oferecidas atendam às suas expectativas.

Por fim, reserve sua hospedagem com antecedência, garantindo assim o melhor custo-benefício, conforto e segurança para a sua viagem.  

Como definir o deslocamento?

Quando falamos de viagens entre estados e países vizinhos, normalmente surge a dúvida: é melhor ir de carro, avião ou ônibus?

A verdade é que, assim como nos tópicos anteriores, quem baterá o martelo sempre será você, considerando todas as suas variáveis.

Porém, é importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte para que a melhor decisão seja tomada. Para isso, você pode colocar em ordem de prioridade 3 situações, são elas:

  1. O tempo de viagem;
  2. O custo da passagem ou da gasolina;
  3. O conforto.

O carro, apesar de apresentar mais facilidade e flexibilidade, além de não proporcionar um percurso rápido, demanda um volume de gasolina que pode deixar a conta cara para o seu bolso.

O ônibus, entretanto, apesar de também resultar em uma viajem demorada, oferece passagens com variações de preços baixas, isso é, comprando com antecedência ou às vésperas, os preços serão quase sempre os mesmos.

Por outro lado, se o tempo de viajem é algo que te preocupa, o avião se torna o meio mais viável para a sua demanda: mesmo que apresente preços mais elevados, proporciona uma viagem de menor duração e mais conforto.

Considerando então suas prioridades e suas finanças, é possível chegar a uma decisão certeira quanto ao deslocamento.

Conclusão

Sem dúvida, usar as estratégias apresentadas ajuda você a realizar seu sonho de viagem com muito mais confiança.

Planejar essa experiência com antecedência garante dias de férias muito mais tranquilos e livres de estresse.

Assim, ao decidir viajar, lembre-se de que um planejamento prévio é a melhor opção para destinos mais assertivos, investimentos econômicos, bagagens otimizadas e hospedagem e deslocamento facilitados.

2Share Multipropriedades

A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Deixar um comentário