Uma das primeiras perguntas que vêm à mente quando se pensa em adquirir um imóvel compartilhado é: “Multipropriedade vale a pena?”.
A resposta é SIM, vale a pena, mas no decorrer deste artigo você vai compreender o porquê.
Afinal, o sistema de Multipropriedade ainda é considerado recente, e as dúvidas surgem com frequência.
Mas antes de saber se imóveis compartilhados valem a pena, é necessário saber o que eles são.
O que é Multipropriedade?
No modelo de Multipropriedade Imobiliária, os imóveis são vendidos de maneira compartilhada. O que isso significa?
Os imóveis são divididos em frações de tempo (no caso dos imóveis vendidos pela 2Share, por exemplo, cada fração corresponde a 2 semanas de utilização por ano).
O imóvel é então compartilhado entre vários co-proprietários, que são donos daquele espaço pelo período que corresponde a sua fração imobiliária.
Considerando o exemplo dos produtos trabalhados pela 2Share, cada imóvel tem até 26 co-proprietários (02 semanas no ano = 01 fração).
Este sistema impulsiona o desejo de compra pela segunda casa – a casa de férias – que muitas famílias sonham.
Em nosso blog temos um conjunto de artigos que dão detalhes sobre o conceito de Multipropriedade Imobiliária, e você pode conferir e tirar outras dúvidas.

Por que imóveis compartilhados valem a pena?
Vamos agora ao objetivo principal deste texto: responder à pergunta acima.
1. Aquisição de um bem escriturado
Em primeiro lugar, no modelo de Multipropriedade Imobiliária o aspecto mais importante é a aquisição de um bem escriturado.
Ao adquirir uma fração imobiliária, o proprietário tem este bem registrado, podendo posteriormente vender, alugar, emprestar ou deixar como herança a sua fração.
2. Regulamentado por lei
Em segundo lugar, destaca-se que não há necessidade de preocupação com o fato de o conceito ainda não ser muito difundido pelo país.
Isso porque, apesar de parecer recente, o conceito de propriedade compartilhada já é regulamentado por lei (Lei 13.777/2018). Essa lei assegura toda a transação de aquisição e registro do bem.
3. Menor preço de aquisição
O próximo ponto é: você terá um segundo imóvel destinado às suas férias por um preço muito menor do que uma casa de férias no modelo tradicional.
Como funciona? O seu imóvel compartilhado poderá ser utilizado durante duas semanas por ano (período dividido entre baixa/média e alta temporada).
Isso significa que o valor pago por você corresponde apenas ao período de utilização do seu imóvel compartilhado.
Você não terá que desembolsar um investimento inicial tão alto quanto o de uma aquisição de uma casa com único proprietário, e o valor de manutenção é rateado entre os co-proprietários do imóvel.
4. Uso vitalício
O quarto ponto destacado é que o seu imóvel compartilhado é para uso vitalício.
Como explicado acima, a sua fração é para sempre sua. E as vantagens desta afirmação aparecem quando você percebe a economia que está sendo feita junto com essa aquisição.
Comparando os valores que você costumava gastar em suas viagens, você vê o quanto vale a pena ter um imóvel garantido por duas semanas por ano pagando por ele um valor justo.
5. Redução de impactos sociais e ambientais
Em quinto e último lugar, um imóvel compartilhado vale a pena porque você faz parte de um sistema que se preocupa também com os impactos sociais.
A construção de um empreendimento tem impactos ambientais, sociais e econômicos; mas quando comercializada no modelo de Multipropriedade, vê-se os impactos reduzidos e os benefícios aumentados.
Afinal, você não precisa construir 26 imóveis diferentes de férias, e sim 1 imóvel a ser dividido entre os 26 proprietários.
Com isso, os recursos não ficam ociosos, abandonados e gerando despesas desnecessárias; pelo contrário, eles são utilizados em sua capacidade máxima, sem desperdícios.
E você, já se convenceu do quanto vale a pena adquirir a sua fração imobiliária com a 2Share?
Se você ainda tem dúvidas, deixe nos comentários o que falta para você compreender que comprar o seu imóvel de férias com a 2Share é um excelente negócio!
Deixar um comentário