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Quando tornar sua marca uma franquia?

5 razões pelas quais agora é a hora certa para abrir uma franquia

Você está procurando estender o sucesso da sua empresa expandindo-a para além do que já atua hoje? Sua meta sempre foi franquear seu negócio e construir seu legado? Nesse caso, você precisa aprender como  empreender abrindo uma franquia.

O desejo de todo empresário é alcançar o sucesso. Alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento contínuo.

O franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento das empresas.

E o que acha de olhar esse passo a passo e compreender quando e como tornar sua marca uma franquia?

 1. Avalie a situação da sua franquia

Por maior que seja a oportunidade de franquear um negócio, não é a atitude certa para todas as empresas.

No papel, parece a escolha certa: fazer sua empresa crescer e expandir sua marca. Mas há mais do que isso a ser analisado.

Quando você faz uma franquia, precisa recrutar novas pessoas, treiná-las em seus caminhos, mostrar a eles do que se trata sua marca e, em seguida, mandá-los embora.

Isso pode ser um conceito assustador para alguns. Certifique-se de que o modelo de negócios e os objetivos de sua empresa são viáveis ​​para serem disseminados dessa forma.

Certifique-se de contratar um consultor de vendas de franquia para ajudá-lo em todo esse processo.

2. Uma consultoria especializada em franquias

Se você acha que seu negócio vale a pena e está pronto para dar o próximo passo, é hora de contratar uma consultoria de franquias.

Este é um processo no qual serão levantadas várias informações da sua empresa, como:

  • Plano de expansão
  • Processos e manuais
  • Contrato de franquia
  • Modelagem financeira e tributária

Ao contratar uma consultoria de formatação que proporcione reais resultados para a empresa, o franqueador estará fazendo um investimento fundamental para o sucesso da rede.

3. Elabore uma COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias, é o que oficializa a oferta de seu negócio no formato de franchising.

Digamos que um franqueado em potencial apareça e sinta interesse na sua franquia. A próxima etapa seria aprender sobre o funcionamento interno de suas operações comerciais.

Certifique-se de criar uma COF detalhada e que você possa distribuir a todos os seus franqueados no futuro.

Deve ser aprofundado acerca dos processos da sua empresa, das razões para serem executados da forma que são e também abordar o porquê de essa ser a melhor maneira de operar o seu negócio.

Isso desempenha um grande fator para garantir que suas franquias sejam o mais próximas possível da original.

 4. Construa uma estratégia de vendas da sua franquia

Esta parte deve ser relativamente fácil para você, se sua empresa já for bem-sucedida o suficiente para considerar a franquia.

A estratégia de vendas de seus franqueados não deve se desviar de sua estratégia de vendas original.

O que pode haver são alguns pequenos ajustes na aparência de seu mercado-alvo, onde podem ser encontrados e como você pode direcioná-los para suas franquias.

Como você pode ensinar seus franqueados a gerar interesse suficiente?

É verdade que parte disso será estabelecido para cada franqueado individualmente. Mas os principais componentes de sua estratégia de vendas podem ser definidos e “preenchidos” por seus franqueados à medida que você continua a crescer.

5. Manual de uso de imagem

Toda franquia necessita deste tipo de material. Nele, você irá mostrar o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Essa parte é fundamental para que a instalação de novas unidades seja feita de forma padronizada.

6. Manual da franquia

Como o negócio funciona? Fazer um manual da franquia é deixar especificados todos os processos do negócio – sejam atividades de produção, ou de gestão. É a partir desse manual que são elaborados os programas de treinamento.

 7. Programas de treinamentos

A função dos treinamentos é primar pela padronização do funcionamento das unidades.

O franqueador precisa organizar programas de capacitações, que podem ser disponibilizados em vídeo ou ser realizados presencialmente com a ajuda de consultores de campo.

Transmitir know-how aos futuros franqueados, que então treinarão seus funcionários, é algo essencial para a atividade da rede.

 8. Trace um plano de expansão:

Analisar os mercados de inserção da rede e então elaborar uma estratégia de venda da franquia são tarefas essenciais para o sucesso da marca. 

Decida se irá ofertar unidades em todo o país, no estado onde já atua ou apenas no entorno da loja matriz – optando pela expansão em espiral.

Aqui na 2Share existe o modelo de Consultor Digital. Não é um modelo de franquia: é um modelo mais simples, com menos burocracias e muito mais retorno financeiro. É um modelo que te dá liberdade e autonomia para empreender de qualquer lugar do Brasil.

Aproveitar uma marca já existente e criar o seu negócio é certamente uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira empreendedora com sucesso, criando novas oportunidades e empregos.

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A 2Share é uma máquina de vendas digital, que tem como objetivo levar o seu negócio a outro nível.

Uma empresa que atua com Planejamento Estratégico, Gestão de Tráfego, Captação e Qualificação de Leads, Assessoria de Marketing e muito mais para que as marcas parceiras tenham melhores desempenhos nas vendas.

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